Saiba o que é comunicação 360º e melhore o desempenho e reputação de sua empresa

Saiba o que é comunicação 360º e melhore o desempenho e reputação de sua empresa

O que antes conhecíamos como a antiga assessoria de imprensa tomou uma nova forma e hoje é chamada de comunicação 360º, mais popularmente conhecida como comunicação integrada.  Trata-se de um planejamento estratégico de comunicação que tem como objetivo maior agregar valor à uma marca ou empresa perante a sociedade.

Saiba mais sobre o que mudou da tradicional assessoria de imprensa para a nova comunicação integrada.

 

O que é comunicação integrada

A comunicação integrada possui uma visão ampla de todas as áreas de comunicação institucional. É voltada para comunicação interna, de mercado e todos os tipos de convergência que possam existir entre essas ramificações.

Nas agências de assessoria de imprensa, que fazem parte do escopo da comunicação integrada, são empregados profissionais de jornalismo, publicitários e relações públicas, tudo com o propósito de que todo processo de planejamento estratégico em comunicação seja eficiente.

Não existe uma única maneira correta de montar um plano de comunicação 360º, mas algumas técnicas podem ser esclarecedoras neste novo jeito de se comunicar com um público-alvo que une plataformas tradicionais e plataformas digitais.

 

Técnicas da Comunicação 360 

As técnicas de comunicação 360 não são focadas em um produto necessariamente, mas sim em seus clientes – à medida em que aposta em planos de comunicação com ações mais humanizadas – seja em parceria junto a influenciadores digitais ou serviços de CRM.

O método PESO –  sigla do inglês Paid (mídia paga), Earned (ganha), Shared (compartilhada) e Owned (própria) é um exemplo das técnicas de comunicação integrada.  Neste modelo, há a utilização de diferentes tipos de mídias para estabelecer uma comunicação 360º de efetividade.

A “mídia paga” envolve publicações que precisam  de investimento direto para serem veiculadas, como por exemplo, os posts patrocinados das mídias sociais digitais.

Por sua vez, a “mídia ganha” envolve o trabalho do assessor de imprensa que produz matérias e releases para  serem publicados em veículos de comunicação.

Já a “mídia compartilhada”, refere-se a conteúdos compartilhados na rede, sobretudo nas plataformas de redes sociais.

Por último, a produção de conteúdo, que também pode ser contratada junto à assessoria de imagem, refere-se a elaboração de textos e mídias para blog corporativo e site.

 

Assessoria de Imprensa 3.0 

A assessoria de imprensa digital é capaz de fornecedor a prestação de serviço das principais estratégias de comunicação utilizadas hoje em dia, inclusive as de comunicação 360º. Trabalhar com este tipo de comunicação é construir uma ponto de diálogo entre empresa e consumidor e também uma maneira assertiva de se aproximar do público-alvo. 

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