A importância da impermeabilização de lajes de estacionamento

Se você mora em um grande centro urbano, é comum e normal que você já tenha visto uma laje de estacionamento em edifícios (principalmente, empresariais), pois essa foi a solução que esses empresários encontraram de atender a alta demanda de clientes. Por isso, hoje iremos falar sobre a importância da impermeabilização de lajes de estacionamento. 

 

Pela lógica, percebemos que a disposição acerca de carros aumentou, e por isso, os prédios precisam se adaptar a este cenário, sendo, portanto, uma das soluções, a implantação de andares com a destinação específica ao estacionamento. 

Esses espaços podem apresentar (ou não) a exposição às intempéries, porém, independente disso, é necessário que seja realizado um procedimento de impermeabilização, visto que problemas como umidade e infiltração de água são recorrentes. 

Vamos então conferir qual a importância da impermeabilização de lajes de estacionamento, e saber qual a mais recomendada para esses espaços. 

 

Por que impermeabilizar a laje de estacionamento? 

Como falamos acima, as lajes de estacionamento estão suscetíveis a exposição de intempéries (condições climáticas mais intensas que o comum). Por esse motivo, é normal que a laje esteja sujeita a movimentações térmicas. 

Por esse motivo, entendemos que a impermeabilização se torna algo imprescindível, até para evitar eventuais e possíveis prejuízos no futuro. 

Se a sua laje tiver como composição o concreto, é importante prever a utilização de juntas de dilatação, pois dessa forma, o material concreto consegue trabalhar de maneira livre. Nesse sentido, essa situação funciona como um ponto de alívio no que se refere a tensões, além de ser importante para a segurança da estrutura em si. 

Nessa região das juntas, o profissional deve sim priorizar a movimentação da estrutura, contudo, existe um ponto em que merece atenção especial, para evitar problemas como infiltração de água. 

 

Qual sistema de impermeabilização deve ser utilizado? 

Por entender que esse espaço a ser impermeabilizado deve receber o tratamento necessário para que se movimente livremente, devemos entender qual o sistema de impermeabilização mais recomendado para esses casos. Afinal, além de proteção e segurança estrutural, devemos aplicar a solução mais adequada para a situação. 

Os sistemas flexíveis são os mais indicados para lajes de estacionamentos, pois esse tipo de impermeabilização apresenta a elasticidade que você precisa para você obter essa movimentação que tanto comentamos – visto a sua importância. 

Além disso, o material mais utilizado nesses casos é a manta asfáltica. Porém, lembre-se que, se essa também for a sua escolha, a manta necessita de manutenções periódicas, e substituições eventuais, quando for perceptível a sua vida útil no fim. 

Esse tipo de coisa deve ser considerado, afinal, manutenção é algo que gasta. Você não vai deixar de fazer a impermeabilização por conta disso, mas vai pode escolher outro material que caiba no seu bolso. 

Você pode encontrar esse e outros materiais na http://loja.isotecnica.com.br/. Acessando esse site, é possível buscar produtos de qualidade, e que apresentam preços acessíveis em comparação com o que o mercado está nos oferecendo, então perca tempo e entre em contato hoje mesmo com a Iso Técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *