aprenda-a-calcular-o-peso-da-chapa-de-aco

Aprenda a calcular o peso da chapa de aço!

Se você já precisou comprar chapa de aço e ficou em dúvida sobre qual seria o peso da bobina comprada, esse artigo foi feito especialmente para você.

Afinal, saber qual é o peso teórico das chapas de aço escolhidas para a fabricação de portões, calhas de telhado e outros setores da construção civil e industrial é muito importante. 

Já imaginou comprar a quantidade necessária de chapa xadrez ou aço inox galvanizado e não conseguir realizar o transporte adequado porque você não sabia o peso do material? 

Mas, não se preocupe. Através de um cálculo — não tão simples — você conseguirá identificar o peso aproximado das chapas de aço. Confira!

Como calcular o peso da chapa de aço inox lisa?

Para fazer esse cálculo, basta seguir nossas instruções e conferir se as unidades de medida estão de acordo. 

Tenha em mente que você vai precisar das medidas dos seguintes componentes:

  • Peso específico do aço: 7.850 kg/m³;
  • comprimento da chapa de aço a ser comprada;
  • largura da chapa;
  • espessura da chapa que você precisa.

Para que o cálculo fique mais fácil, o ideal é colocar os valores de espessura, largura e comprimento em metros. Se essas medidas estiverem em milímetros, é só dividir tudo por 1000.

Fórmula para cálculo

Depois de igualar as unidades de medidas em metro, fica muito mais fácil montar a fórmula para saber o peso final da chapa de aço inox e, consequentemente, o quão pesada será a bobina de aço.

Agora, basta multiplicar os valores:

    7.850 x comprimento (m) x largura (m) x espessura da chapa de aço (m)

No fim das contas, calcular o peso das chapas de aço é bem fácil. O trabalho consiste apenas em transformar a unidade de medida de milímetros para metros. O resultado da fórmula acima estará em kg. 

O peso de qualquer chapa de aço pode ser calculado desta maneira?

Não. Infelizmente, o cálculo não é tão simplificado para todos os tipos de chapas de aço inox. Isso porque cada modelo de chapa apresenta suas próprias especificações, o que varia o peso do material. 

Apesar de ser aplicada no cálculo de chapas lisas, a estrutura da fórmula também pode ser utilizada para o cálculo de chapas galvanizadas ou xadrez. Nesse caso, o importante é saber a espessura correta da chapa de aço escolhida e também o peso específico do material utilizado na fabricação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *