A profissão de advogado criminalista consiste na defesa dos direitos fundamentais do indivíduo. Saiba as características de um bom profissional!

Características de um bom advogado criminalista

A profissão de advogado criminalista consiste na defesa dos direitos fundamentais do indivíduo, como direito de ir e vir, por exemplo. Para isso, ele deve solicitar o habeas corpus do cliente, pedido de relaxamento, fazer pedido de liberdade provisória, entrar com recursos e entre outras tarefas.

Porém, ele também se depara com alguns obstáculos em alguns casos. Abusos de ilegalidade é um desses. Isso exige que o advogado direito criminal exerça sua função com ética e respeito.

Existem também outras características que determinam um bom profissional dessa área. Saiba mais sobre alguns diferenciais para você se destacar na carreira de direito penal.

 

Ter uma boa escrita e oratória

Boa escrita e comunicação são essenciais para se tornar um advogado de direito criminal de sucesso. É necessário que esse profissional possua um texto claro e objetivo, já que ele utiliza a escrita para diversas atividades. Além disso, é preciso dominar as regras gramaticais e a ortografia.

Já a oratória é fundamental para que o advogado transmita suas informações e argumentos de forma clara. A arte de falar bem exige prática, assim como a escrita. Busque por cursos de extensão para aprimorar esses processos, caso seja preciso.

Algumas características são essenciais para um bom advogado criminalista. Foto: Pixabay

Algumas características são essenciais para um bom advogado criminalista.
Foto: Pixabay

Parcerias

Cooperação é a palavra chave quando se trata de um profissional exemplar. É ideal que o advogado de direito penal não afaste os concorrentes, mas sim crie parcerias e capacite jovens profissionais, por meio de estágio, por exemplo. Dessa forma, é possível atrair novos clientes. Criar uma rede de contatos pode igualmente te auxiliar nesse objetivo. 

Especialização e estudo

Antes de tudo, escolher seu local de estudo para a graduação é essencial. Por ele, você começa sua trajetória na carreira como advogado criminalista, portanto, esse momento exige cautela. Busque pelas grades horárias, conteúdos programáticos e a reputação da universidade de sua preferência.

Após a formação, atualize-se e especialize-se na sua área. Procure por cursos de pós-graduação de direito criminal e dedique-se a leitura de livros consistentes. Ter conhecimentos aprofundados em outros tipo de direito também é um diferencial, como direito ambiental, direito digital e direito tributário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *