como-funciona-o-processo-de-divorcio

Como funciona o processo de divórcio?

O divórcio não é um processo simples. Seja ele judicial ou extrajudicial, sempre demanda tempo e é um trâmite desgastante para a família que, no início, não pensava em uma possível separação.

Por isso, para tornar a situação mais leve e maleável, é importante contar com um escritório de advocacia e bons advogados que saberão o melhor caminho a ser percorrido.

O ideal é que o casal, em processo de separação, opte pelo divórcio extrajudicial e cheguem a um acordo de divisão de bens e valores que contemplem as duas pessoas. Mas, nem sempre é o que acontece.

Saiba mais sobre os tipos de divórcio e como cada um deles funciona.

Divórcio extrajudicial

Este modelo de divórcio é aquele onde o ex-casal concorda com os termos de separação e opta por não entrar com um processo judicial, já que quando há um acordo, tudo fica mais simples.

O divórcio extrajudicial é muito mais rápido e econômico, uma vez que não passa por todo o processo do Judiciário. Ideal para quem não tem filhos, ou tem filhos maiores de idade, o extrajudicial é realizado com a assinatura de ambas as partes e também do advogado de família responsável.

Caso os pais ainda tenham filhos menores de idade, se o termo de separação estiver em acordo com a pensão determinada e a divisão de bens, o processo também pode seguir da mesma maneira.

Basta que a petição seja lavrada e transformada em escritura pública para ser levada ao Cartório de Registro Civil.

Divórcio Judicial

Este tipo de divórcio é o mais complicado e desgastante. Chamado também de litigioso, o divórcio judicial é aquele que recorre às vias do poder público para determinar a separação.

Nestes casos, não há o acordo de uma separação amigável e com valores estabelecidos. Por isso, sempre há uma parte que deseja se separar e a outra que não concorda em assinar os termos em um processo extrajudicial.

Para resolver o problema, a parte que deseja a separação recorre ao fórum, que passa a analisar a situação e define o melhor caminho para que a outra parte concorde. 

O divórcio judicial pode levar algum também e gera alguns conflitos quando não há o auxílio de um bom advogado especializado na área. 

Documentos necessários

A certidão de casamento e o pacto antenupcial são documentos básicos em qualquer processo de divórcio. Mas, dependendo do modelo escolhido pelas partes, pode ser necessário vários outros, como certidão de nascimento dos filhos, registro do imóvel, do carro e documentos de contas bancárias, por exemplo.

Conte com um escritório de advocacia para o divórcio

Ter ao seu lado um bom advogado neste processo nada agradável é imprescindível para tornar o trâmite mais simples. Contrate um escritório de advocacia para te direcionar durante a separação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *