como-são-as-provas-de-pós-graduação-ead

Como são as provas de pós-graduação EAD?

A pós-graduação EAD é uma modalidade de ensino cada vez mais procurada por quem quer se especializar depois da graduação, mas precisa unir trabalho e estudos ao mesmo tempo. 

Com a possibilidade de estudar onde e quando quiser, fazer uma pós-graduação pela internet oferece inúmeros benefícios e vantagens, já que é muito mais fácil estudar no seu próprio tempo. Não se deslocar até a instituição já é um ponto que atrai muitos estudantes.

No entanto, quando se fala em fazer uma pós-graduação EAD, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como funciona o processo avaliativo. Ao contrário do que acreditam, nem tudo é feito pela internet.

Para entender como são as provas do ensino à distância, continue com a gente!

As provas da pós-graduação EAD também são online?

Não. Se você está procurando um curso de pós-graduação EAD em Educação ou qualquer outra área, saiba que mesmo estudando à distância, nem todas provas serão feitas pela internet. 

Dependendo da instituição de ensino, os modelos de pós-graduação podem ser híbridos ou completamente online. Porém, mesmo neste último caso, existem regras para a ministração das aulas e das avaliações.

Aqui no nosso país, é estabelecido por lei que a oferta do ensino à distância, de qualquer tipo — e então inclui-se a pós-graduação online, precisa ter 20% da carga horária em módulo presencial.

Como o objetivo de uma pós-graduação à distância é facilitar a vida do estudante, fazendo com que ele economize tempo e possa administrar melhor a sua rotina de estudos, esse tempo obrigatório é destinado às provas.

O que acontece, então, é que as avaliações da pós-graduação EAD, são realizadas na instituição. Não deixando de lado, é claro, algumas provas que podem ser feitas pela internet como pontos extracurriculares. 

Como é o curso de pós-graduação EAD?

Todo curso de pós-graduação EAD tem carga horária mínima de 360 horas-aula, estabelecida pelo MEC. Essa modalidade é uma espécie de especialização da graduação, uma vez que o estudante é graduado em uma área geral e então escolhe por uma atuação específica na pós-graduação online.

Existem vários cursos, nas mais diversas áreas e não é obrigatório cursar uma pós na área de formação. Você pode optar por fazer uma pós-graduação EAD em Gestão Escolar ou uma pós-graduação EAD em Pedagogia, mesmo não sendo professor, por exemplo. 

A pós-graduação EAD é um modelo de ensino que flexibiliza os estudos e abre muitas oportunidades para qualquer estudante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *