Cones de sinalização

Conheça os tipos de cones de sinalização em obras

É comum encontrar pelas ruas cones de sinalização delimitando áreas de obras ou isolando espaços em que ocorreram acidentes, por exemplo. Isso porque, devido a suas cores reflexivas e brilhantes, eles tem como objetivo chamar a atenção de pessoas que circulam pelas vias.

Afinal, espaços de obras podem ser perigosos para circulação de pessoas não autorizadas — e para isso, os cones são equipamentos de segurança muito eficazes.

No entanto, é importante esclarecer que existem diferentes tipos de cones de sinalização, cada um fabricado para diferentes funcionalidades. É normal ficar na dúvida sobre a função de cada um, quando não se tem experiência no assunto. Por esse motivo, listamos alguns tipos de cones de sinalização em obras mais utilizados. Veja!

Cone laranja com listras brancas

Um dos mais frequentes de uso, o cone laranja com listras brancas serve somente para áreas que precisam ser sinalizadas durante o dia, ou até mesmo em áreas muito bem iluminadas. Aliás, a cor é muito importante para diferenciar se o cone é rígido ou flexível. 

No geral, o cone laranja com listras brancas costuma ser flexível. No entanto, toda regra tem a sua exceção e, caso o solicitante deseje, é possível encontrar esse modelo de cone em uma versão rígida. 

Cone laranja com faixa branca reflexiva

Ao contrário do anterior, esse cone serve somente para áreas que precisam ser sinalizadas durante a noite. Além disso, cones alaranjados remetem a uma sinalização móvel, de modo a ser utilizado em obras em estradas, acidentes, etc. Ou seja, são sinalizações provisórias. 

Cone preto com laranja

Normalmente, cones pretos são fabricados de materiais leves, porém resistentes. São rígidos, com exceções, e utilizados como avisos fixos. Ou seja, que vão permanecer por um longo tempo. 

Estão presentes em obras contínuas em edifícios, buracos em rodovias e outros. 

Modelos mais comuns em obras

Embora seja importante estar atento à cor dos cones de sinalização, existem diferentes modelos que podem ser utilizados em obras, do mais simples ao mais tecnológico. 

Um deles, e o mais comum, é o cone obra, conhecido pela tecnologia simples — é bastante procurado para demarcar obras em shoppings, mercados e eventos (junto a cavaletes de marcação). Uma das principais vantagens desse equipamento é que ele não tomba com as correntes de ar nos ambientes em que é utilizado. 

Já para obras de grande porte, é obrigatório o uso do modelo de cone Norma NBR 15071, devido sua grande resistência e flexibilidade. Ele garante obras mais seguras, evitando acidentes ou outros imprevistos. 

E então, entendeu os tipos de cones de sinalização e suas funcionalidades? A locação de equipamentos de sinalização é importante para garantir a segurança e o bem estar dos colaboradores da obra e outras pessoas que circulam pelo local. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *