Coworking ou home-office

Coworking ou home office: o que é melhor?

Ter um trabalho de uma rotina flexível já está na realidade de muitos profissionais, principalmente hoje em dia, com a atual situação mundial de pandemia. As vagas de emprego remotas com escritórios virtuais estão cada vez mais aparentes, desde advogados e engenheiros até pequenos freelancers, tudo para facilitar a produtividade profissional de cada área.

Portanto, dentre essa realidade de um trabalho mais flexível, surge uma dúvida de qual forma é melhor para trabalhar: coworking ou home office? Essa questão não possui uma resposta certa, pois cada pessoa é diferente com perfis profissionais diferentes, com alguns se adaptando melhor em uma área e outros em outras. Mas a seguir, colocaremos algumas características que podem tirar essa dúvida da cabeça de alguns. 

Concentração durante o serviço

Como já dito, o melhor método de trabalho varia muito de pessoa para pessoa, dependendo de seus gostos e personalidade, pois algumas pessoas preferem trabalhar em silêncio absoluto, ou sem salas privativas para ter mais privacidade sem muitas pessoas ao redor, como outras se sentem mais produtivas e animadas quando trabalham com outras pessoas em alguma empresa presencial. 

Caso sua vaga de emprego esteja sendo remota, e você se considera uma pessoa que prefere trabalhar no silêncio absoluto, escolha um cômodo que dê para montar um escritório, coloque placas na porta de não perturbe, e peça aos familiares que façam menos barulho no seu horário de serviço. Isso faz com que a sensação de trabalhar em casa e se concentrar seja melhor, sem atrapalhar a produtividade. 

Trabalho em coworking

Já quando se trabalha em um escritório compartilhado de coworking, você encontra espaços mais tranquilos para quem prefere total silêncio para se concentrar, e locais mais agitados, com mais pessoas, para quem se sente mais produtivo ao interagir com colegas de trabalho, ou seja, possuem diferentes opções, para as pessoas se adequarem onde se sentirem melhor. 

Estrutura do local de trabalho

Dentro dos escritórios de coworking, existem estruturas de alta qualidade, para deixar os dias cansativos de trabalho menos estressantes, proporcionando um dia mais confortável e eficiente aos profissionais que atuam neste local. As salas de trabalho, cadeiras, mesas e até a iluminação fazem toda a diferença dentro de um ambiente de trabalho, para que seja mais agradável ou não.

Por isso que, ao trabalhar de home office ou em coworking, perceba os ambientes que estão à disposição, para além de ter silêncio ou não, e de ser confortável ou não, o ambiente de trabalho precisa ser aconchegante e transmitir calmaria as pessoas, para que seja menos estressante possível durante a semana. 

Localização

Por um lado, tendo em vista o deslocamento ao ter que trabalhar, o home office tem suas vantagens, pois economiza os gastos de transporte de cada casa até o local de trabalho, além do tempo de poder acordar e ir descansar mais rápido por já estar dentro da própria casa, e isso gera uma satisfação pessoal maior, por ter menos estresse ao não sair de casa. 

Porém sempre tem alguém que prefere a rotina da correria, de sair de casa, enfrentar trânsito e conduções para chegar ao trabalho, e às vezes, a calmaria da pessoa é chegar na sua sala de coworking longe de casa e exercer a profissão que deseja. Por isso, é muito relativo saber qual dos dois métodos de trabalho é melhor, pois varia dos gostos de trabalho de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *