curiosidades-sobre-calçados-conheça

Curiosidades sobre calçados que você precisa conhecer

Vamos deixar as dicas e modelos de calçados de lado por um momento para falar de assuntos muito interessantes do mundo dos sapatos. Afinal, não é desde sempre que é possível comprar calçados online, não é mesmo?

A trajetória dos sapatos masculinos e femininos é longa e envolve polêmicas desde a sua criação, anos antes de Cristo. Você sabia que há algum tempo as pessoas ainda usavam tênis de madeira? 

Pois é, parece mentira, mas a história dos calçados femininos e masculinos evoluiu muito para que hoje os modelos pudessem ser mais confortáveis.

Para que você conheça ainda mais sobre o mundo dos sapatos, separamos algumas curiosidades da história deste item que a gente não vive sem. 

Sandálias de salto alto para homens

Engana-se quem pensa que as sandálias femininas sempre foram destinadas às mulheres. 

Os primeiros sapatos e sandálias de salto alto surgiram no Egito Antigo e eram produzidos apenas para os homens. 

Todo mundo sabe que as pessoas, nesta época, tinham um desenvolvimento de estatura menor do que o atual. Por isso esse modelo de calçado foi criado, garantindo assim a superioridade masculina. 

Sapatos para esconder os pés

Até a modernidade, lá no início do século XX, os pés ainda eram considerados símbolos sexuais. Por essa razão, para que os homens não ficassem tentados com os pés das mulheres, a criação de calçados femininos fechados tinha como principal objetivo esconder os membros. 

Os calçados tinham o mesmo tamanho

Hoje com os tênis masculinos anatômicos e os sapatos que se adequam a cada tamanho de pé, é praticamente impossível imaginar esta realidade.

Até o século XIX, não havia diferenciação na produção dos calçados para os pés esquerdo e direito. Ambos eram fabricados com o mesmo molde. Apenas em 1818 é que a Filadélfia começou a produzir sapatos e sandálias levando em conta a diferença anatômica entre os pés.

Mais dinheiro, maior o salto

Na Idade Média, o salto de uma sandália feminina era determinado pelo status social daquela pessoa. Quanto mais dinheiro e bens, maior o tamanho do salto. 

As pessoas se importavam tanto com esta regra que passaram a usar saltos gigantescos e, óbvio, perigosos. O que fez com que muita gente desenvolvesse problemas. 

Sapatos de madeira

Esse não foi um modelo de sapato adotado por todo o mundo. Na Holanda, a fabricação dos sapatos femininos e tênis de madeira foi a maneira encontrada para que o item de proteção para os pés durasse mais.

Os Países Baixos ficam abaixo do nível do mar e, por conta disso, os calçados comuns viviam molhados. Os sapatos de madeira vigoraram durante muito tempo e fazem parte da história da Holanda. Além disso, muita gente afirma que eles eram confortáveis. 

 

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre os calçados? Ter conhecimento sobre fatos históricos que envolvem produtos que usamos no dia a dia é sempre muito interessante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *