Chapas em ACM: conheça suas principais aplicações

Dicas para especificar placas de ACM para fachadas comerciais

O ACM é um material de ponta e super inovador utilizado, principalmente, no revestimento de fachadas. Por apresentar um aspecto brilhante e imponente, o revestimento em ACM é o escolhido para impactar os clientes e colocar o estabelecimento em destaque. 

A grande vantagem das fachadas em ACM é a opção de personalização. Colocar a empresa em evidência exige cuidado nos detalhes, e ter a oportunidade de alinhar as cores do revestimento para fachada à sua marca é muito importante. 

Porém, uma placa de ACM não é feita apenas de cores. Fatores como espessura, dimensões e tipos de fixação precisam ser especificados na contratação do serviço. 

Abaixo você confere dicas para especificar placas de ACM para fachadas comerciais.

Acabamento das placas de ACM

Na hora de realizar o revestimento de uma fachada de ACM, uma dica é comparar os diferentes acabamentos. Você pode escolher por placas fabricadas com alta tecnologia, resistentes aos raios solares e à pichações. 

Pintura da chapa de ACM

A pintura da placa em ACM é outra especificação que influencia na durabilidade do produto. Existem dois tipos principais, a pintura poliéster e a PVDF. 

A pintura poliéster é mais comum e faz com que o preço do revestimento em alumínio composto fique mais barato. Já a pintura PVDF produz camadas mais resistentes na placa, aumentando a durabilidade do ACM.

Se o revestimento em ACM não estiver diretamente exposto ao sol, a pintura poliéster atende às expectativas. 

Espessura da placa de ACM

Quanto maior a área de revestimento de fachada, maior precisa ser a espessura da placa de ACM para que o revestimento fique plano e sem ondulações. Essa é uma especificação que pode ser desconsiderada pelos clientes. Fica a cargo da empresa contratada pensar neste detalhe para que o serviço seja impecável.

As espessuras, geralmente, variam de 3 mm a 6 mm. As chapas de ACM de 4 mm são as mais usadas quando as placas apresentam dimensões comuns.

Fixação dos painéis de ACM

Assim como o Spider Glass, a aplicação de ACM requer uma instalação específica, visando a segurança do ambiente e outros fatores técnicos. 

A instalação deste tipo de revestimento é feita através do aparafusamento em uma subestrutura de alumínio capaz de suportar as placas de ACM. 

O alumínio composto é um material mais leve que não oferece riscos ao edifício ou à estrutura do estabelecimento. Mas, ainda assim, o peso das placas e o suporte de fixação precisam estar em uma relação equilibrada.

Outro detalhe a ser especificado é o tipo de juntas entre as chapas de ACM, que podem ser fechadas ou abertas. As juntas abertas promovem muito mais ventilação, evitando assim o superaquecimento do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *