importancia-da-pos-graduacao-em-pedagogia

Importância da pós-graduação em pedagogia

A pedagogia é a área que ensina, orienta e educa pessoas, portanto é muito importante para a sociedade. Um pedagogo pode ter diversas atuações, sendo indispensável fazer uma pós-graduação em pedagogia para se destacar no mercado de trabalho.

Trabalhar com educação é uma tarefa difícil, por isso os educadores precisam estar preparados para lidar com os desafios na sala de aula. Despertar o interesse dos alunos, desenvolver metodologias, ensinar alunos de diferentes idades e níveis sociais são algumas das questões.

Fazer uma pós-graduação em educação é investir na carreira profissional, uma vez que especializa o pedagogo em determinado assunto. Os conhecimentos aprofundados e atualizados aumentam as chances de conseguir um emprego bem-remunerado ou se destacar na empresa em que atua.

E não é só a área de pedagogia que busca por profissionais qualificados. Com o mercado competitivo, fazer pós-graduação à distância ou presencial faz diferença no currículo em qualquer profissão.

Tecnologias surgem e métodos de ensino se atualizam com o tempo, por isso os profissionais de educação devem sempre buscar mais conhecimento para fazer com que os alunos aprendam da melhor maneira. Após a graduação, o educador pode escolher a área que mais se interessa para estudar. Conheça alguns dos cursos de pós-graduação para pedagogia:

Educação infantil e anos iniciais

Se você escolheu a profissão porque gosta de trabalhar com os pequenos, a pós-graduação em educação infantil e anos iniciais é o curso ideal para você. A educação infantil é uma etapa muito importante no desenvolvimento das crianças, portanto é dever do professor estar capacitado para desenvolver atividades dinâmicas e didáticas que contribuam com o crescimento dos pequenos.

Educação especial

A educação especial é outro ramo que o educador pode se especializar, sendo uma área necessária para a inclusão de deficientes. Segundo dados do IBGE com nova margem de corte, 6,7% da população brasileira apresenta alguma deficiência.

A pós-graduação ead em educação especial visa preparar o professor a trabalhar com as diferenças individuais dos alunos, sempre pensando no aprendizado.

Psicopedagogia

Outro ramo que pode ser seguido por profissionais de educação é a psicopedagogia. Considerada uma ciência que estuda como o cérebro assimila o conhecimento, acredita-se que essa união entre a pedagogia e a psicologia chegou ao Brasil nos anos 70. 

A pós-graduação ead psicopedagogia traz conhecimentos sobre o assunto, fazendo com que o profissional possa atuar em escolas, empresas, organizações, e entre outros locais.

Além dos cursos descritos acima, existem muitos outros, como pós-graduação em gestão escolar, alfabetização e letramento, libras.

Por que fazer uma pós-graduação em pedagogia?

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2018, o curso de graduação em pedagogia é um dos mais procurados. No entanto, cerca de 90% dos pedagogos estão empregados, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 

Com o grande número de profissionais se formando, é necessário investir na qualificação para não ficar para trás. O ensino à distância é uma excelente opção para ter horários flexíveis de estudo e gastar menos. Isso porque o aluno consegue assistir às aulas quando e onde quiser, montando seu próprio cronograma.

Além disso, uma pós-graduação EAD costuma ter um preço menor que o curso presencial. Vale lembrar que você também não gastará com transporte (e nem ficará estressado com o trânsito!) e alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *