Mineração no Brasil: qual a importância dessa prática?

Mineração no Brasil: qual a importância dessa prática?

As práticas do processo de mineração sempre fizeram parte da história do Brasil e é por isso que as mineradoras são extremamente importantes para a nossa economia, proporcionando um amparo econômico como uma fonte de renda que não só equilibra, mas colabora significativamente para os índices de crescimento financeiro do país! 

Mas não é todo mundo que sabe de fato o que é mineração e como funciona o processo de mineração. Por isso estamos aqui para te ajudar a entender de fato o que faz uma mineradora para que seja mais fácil de compreender porque a mineração é tão importante para nós brasileiros. 

O que é mineração?

Por toda exploração sofrida desde a época de colonização, a imagem que temos de mineração processo acaba sendo negativa e acaba nos confundindo. Se esse é o caso, para continuar acompanhando o conteúdo esqueça tudo isso e rasgue essa imagem que tem sobre o segmento, porque a atividade mineradora não é necessariamente uma vilã!

Os processos de mineração são nada mais que atividades em parte industriais que tem a finalidade de extrair substâncias minerais do solo com perfurações, contato com áreas de depósito ou com massas minerais dessas áreas. Para tais processos, acabam usando equipamentos como o minerador de superfície, ou quando é necessário extrair abrir valas para extrair mais materiais ou a massa, usam valetadeiras.

Existem diferentes tipos de mineração porque os minérios retirados são diferentes. Só no Brasil temos uma variedade que inclui elementos como nióbio, alumínio, manganês, ferro, pedras preciosas, entre outros. 

Essas substâncias retiradas por mineradoras de superfície são o suficiente para atender as necessidades de nosso país e para atender as expectativas de exportação. 

Quais são as vantagens da mineração para o Brasil?

Podemos dizer diversos fatores são responsáveis por representar a importância da mineração de superfície feita em território brasileiro, mas separamos alguns que conseguem resumir bem para melhor entendimento:

  • Relação direta com os fenômenos sociais e comerciais – a extração de minérios sempre esteve relacionada com o vínculo do Brasil com outros países (principalmente europeus), servindo para atrair olhares comerciais positivos ao país e estabelecendo a mineração como uma prática essencial para nosso desenvolvimento;

  • Possibilidade de equilíbrio econômico – as empresas mineradoras Brasil contribuem significativamente para o superávit na balança comercial brasileira, principalmente quando acontece de ter uma alta no preço dos minérios e maior índice de produção no país;

  • Influência ao PIB – o PIB é a representação da soma de todos os bens e serviços realizados durante um certo período em um território, e a mineração corresponde a 5% dos resultados de PIB do Brasil. Isso porque esse processo acaba proporcionando produtos para segmentos industriais (como para siderúrgicas, petroquímicas e metalúrgicas) e com isso gera retornos significativos para esse setor. 

É por isso que o governo continua investindo em práticas de mineração Brasil com o intuito de desenvolver e modernizar cada vez mais o setor e assim usufruir dos benefícios que oferece a economia! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *