Entenda como um investigador atua na busca de pessoas desaparecidas

Entenda como um investigador atua na busca de pessoas desaparecidas

Apesar de não existir um banco de dados unificado no Brasil, em 2018 mais de 82 mil boletins de ocorrência foram registrados sobre o desaparecimento de pessoas.  O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que São Paulo liderou a estatística com 25 mil pessoas desaparecidas, seguido por Minas Gerais (8 mil) e Santa Catarina (7 mil).  Quando uma pessoa desaparece, uma das opções além da polícia, é procurar por um investigador particular. Continue lendo e confira como detetive particular atua em casos de desaparecimento de pessoas.

Em casos de desaparecimento, o primeiro passo é acionar a polícia. Será ela que dará as primeiras orientações sobre como proceder. Mobilizar as pessoas nas redes sociais é uma das medidas que podem ajudar a resolver alguns casos, principalmente se fizer pouco tempo da falta de contato com o desaparecido. Existem alguns sites que também podem ajudar como é o caso do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescente Desaparecidos e a Secretaria de Segurança Pública.

Como atua o detetive particular em desaparecimentos

O investigador profissional começa seu trabalho juntando o maior número de pistas possíveis. Portanto, ele irá reunir fotos recentes da pessoa desaparecida, deve conversar com amigos e deve visitar locais pelos quais o desaparecido possa ter passado.

Além dessas etapas iniciais básicas, o detetive particular irá atuar levantando hipóteses sobre desaparecimento –  se for o caso, seguindo a linha de uma investigação conjugal, por exemplo.

As primeiras 48 horas são decisivas para o sucesso da investigação de desaparecimento e apesar de cada caso ser único, com particularidades que podem mudar totalmente o roteiro da investigação, quanto mais cedo a ajuda profissional for procurada, mais rápido desfecho de um desaparecimento pode culminar para o reencontro.

Já em casos de desaparecimento de crianças, a razão mais comum que motiva as fugas são os conflitos familiares.

Para contratar um detetive particular é preciso de alguns cuidados. O detetive profissional deve apresentar um contrato sobre os serviços que serão executados.

O suporte desse profissional em um momento tão difícil para a família, garante maior conforto, melhorando o andamento da investigação policial e informando os familiares sobre o andamento do caso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *