Ja esta com seu 13° nas mãos? Saiba como usá-lo

Dezembro chegou e, com ele, o 13º terceiro salário. A primeira parcela desse benefício já foi paga na última quarta-feira, dia 30 de novembro. Até o dia 20 deste mês, as empresas devem depositar a segunda parte. Mas, você sabe como aproveitar bem esse dinheiro? Especialistas garantem que as dívidas devem ser prioridades na lista de gastos.

Em primeiro lugar é preciso avaliar qual a participação do 13º salário no orçamento e fugir dos apelos publicitários do Natal, que podem atrapalhar o planejamento. “Se a pessoa tem uma dívida, deve quitá-la. Se são muitas contas a pagar, então é melhor dar preferência aos cartões de crédito e cheque especial por causa dos juros elevados”, indica o professor de finanças do Ibmec, Nelson de Sousa.

Aproveite as campanhas de renegociação e quitação de dívidas e use o 13º para adiantar o pagamento de financiamentos. Fazer isso pode ser mais vantajoso do que aplicar o valor em caderneta de poupança para quitar futuras parcelas. “Esse é o momento de renegociar as dívidas. O credor está disposto a isso porque a taxa de inadimplência está muito alta”, diz o consultor financeiro do G9 Investimentos Gustavo de Carvalho Chaves.

Outra alternativa é guardar dinheiro para as contas do início do ano, como IPVA, IPTU, renovação do seguro do automóvel, matrícula e material escolar. Se não der para pagar o valor integral, reserve o pagamento da primeira parcela e alivie o orçamento de janeiro.

Aos mais organizados, sem contas atrasadas ou dívidas pendentes, uma boa opção é investir. Antes, analise as aplicações disponíveis no mercado. “O tipo de investimento — de poupança a títulos de tesouro — vai depender de quanto se tem e por quanto tempo quer aplicá-lo”, comenta Nelson de Sousa.

“Transformar o 13º salário em um negócio é uma boa possibilidade para ganhar um dinheiro extra e ter uma nova oportunidade de renda. Os casais podem somar os benefícios para obter um retorno ainda melhor. Outro investimento fundamental é a previdência privada, não podemos esquecê-la”, alerta o consultor Gustavo.

Hora das compras

As compras de Natal não estão proibidas. “Deve-se comprar sempre. O consumidor deve pesquisar os preços, negociar descontos e pagar à vista, preferencialmente. Se precisar parcelar o valor, então escolha o parcelamento pago pela loja e não pelo usuário, sem juros”, esclarece Nelson de Sousa.

“O 13º é uma receita adicional, um presente. Ele deve ser usado de forma responsável, mas é importante incluir nesse orçamento as viagens, diversões, cabeleireiro, roupas novas, presentes e outros itens de fins pessoais”, finaliza Gustavo.

Fonte Yahoo.

 

Que tal usar com responsabilidade seu 13° Salário e investir em você mesmo?

Faça um curso preparatório, pode ser pela internet. O conhecimento é uma virtude de poucos veja:

 

 

 

Se as dicas chegaram tarde e o dinheiro do 13º salário já está comprometido, faça um planejamento para os próximos 12 meses e curta melhor essa gratificação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *