deserto de thar

Maiores desertos do mundo – Thar

Maiores desertos do mundo – Thar

O deserto do Thar ou Grande Deserto Indiano é uma extensa região de deserto arenoso situada na região noroeste da Índia e região oriental do Paquistão.

Limita-se ao noroeste com o rio Sutlej, ao leste com a cordilheira Aravalli, ao sul com o pântano de água salgada conhecido como Rann do Kachchh – ou em fonética inglesa, “Kutch” – e ao oeste, com a planície do rio Sind (ou Indo).

Esse deserto está situado na sua maioria no estado de Rajastão, na Índia, se estendendo por uma área de 805 km de comprimento por 485 km de largura, aproximadamente.

O terreno é formado por colinas de areia onduladas, entre as quais emerge uma vegetação dispersa, acompanhada por elevações rochosas. A altitude oscila entre 457 metros nos cumes mais baixos das Aravallis e 61 metros nas proximidades de Rann de Kachch.

A média de precipitações, quase todas em forma de temporais, oscila entre os 127 e os 254 mm ao ano durante a estação de monções. As temperaturas ascendem até os 52,8 °C em julho.

Curiosidades

Desde a segunda metade do século XX, áreas do norte e do oeste do deserto tem sido recuperadas para o uso agrícola, especialmente graças ao canal artificial de irrigação chamado Indira Gandhi. A principal atividade de sua escassa população é o pastoreio; são importantes as indústrias do couro e a lã. Em 1974, a Índia detonou sua primeira bomba atômica na zona mais despovoada do Thar.

Neste deserto se encontram também algumas das últimas populações de leão-asiático em estado silvestre.

Feito por Marília Rocha

Maiores desertos do mundo – Thar

VEJA IMAGENS:

deserto de thar

deserto de thar

Maiores desertos do mundo – Thar

Maiores desertos do mundo – Thar

maiores desertos do mundo

maiores desertos do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *