medidas-de-seguranca-na-utilizacao-de-andaimes

Medidas de segurança na utilização de andaimes

Trabalhar nas alturas requer muitos cuidados de segurança para cada funcionário, principalmente no cenário de obras com a utilização de aluguel de andaimes. Quanto mais alto precisar ir, é um risco a mais a ser corrido, e infelizmente, muitas vezes trabalhadores de obras não tomam as devidas precauções, e muitos acidentes de trabalho ocorrem em obras e construções.

Nesses serviços, sempre deve ter medidas certas de segurança a serem seguidas, tanto pela segurança e bem-estar de cada funcionário, como para um bom desenvolvimento da obra, e um bom histórico profissional de segurança tomado por cada trabalhador. A seguir, veremos algumas medidas de segurança importantes e que não podem faltar na utilização de andaimes. 

A plataforma do andaime

Quando se é utilizado andaimes para construção civil, a sua plataforma, que é onde os funcionários vão andar e se apoiarem quando estiverem nas alturas, deve ser verificada, para que as pessoas trabalhem em segurança. É importante que essa plataforma seja reforçada, seja por plataformas pré-fabricadas, chapas de alumínio ou pedaços grandes de tábuas de madeira.

As plataformas devem sempre ser substituídas em um determinado tempo para que a segurança dos funcionários siga invicta, principalmente se uma obra está funcionando em tempos de chuva. As plataformas dos andaimes mantidas sempre em bom estado, é a garantia de sempre ter segurança para cada pessoa que estiver trabalhando no local. 

A utilização do andaime

Trabalhar com andaimes requer segurança redobrada em relação à altura que esses materiais chegam, e algumas situações devem ser evitadas, como:

Utilizar andaimes em dias de chuvas fortes ou tempestades com muito vento;

Sobrecarregar com objetos e materiais pesados os guarda-corpos para andaimes;

Alterar as medidas da estrutura do andaime, sem fazer os devidos cálculos e estudos para que o equipamento siga com segurança.

Cuidados na montagem

Ter total atenção na montagem de um andaime faz toda a diferença quanto às medidas de seguranças corretas a serem tomadas. Para que a montagem dos acessórios para andaimes e dos próprios andaimes seja feita de forma coerente. Deve-se primeiro iniciar com um desenho, ou seja, um esboço, de preferência feito por um arquiteto, para mostrar a forma correta de montagem. 

Na hora da montagem, deve-se chamar pessoas com experiência e capacidade profissional para construir cada estrutura da forma correta e mais segura possível. Uma outra observação que não pode passar despercebida, é sobre as sinalizações de segurança necessárias, que deve ser colocada em cada andaime, tudo o que priorize a segurança e bem-estar de cada funcionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *