Anemômetro

O que é um anemômetro?

No ramo industrial, diferentes equipamentos, ferramentas e aparatos tecnológicos são utilizados para as mais variadas finalidades, que vão desde a otimização de linhas de produção até a análise do fluxo de gastos da empresa. Entre esses equipamentos, podemos encontrar controladores, controles remotos industriais, anemômetros, entre outros.

Saiba o que é um anemômetro.

O que são medidores?

Você sabe o que são medidores? Os medidores são ferramentas utilizadas para medir a quantidade de diferentes quesitos: áreas, comprimentos, energias, materiais, pesos, pressões, temperaturas, substâncias, volumes e outras unidades.

Na indústria, os medidores são amplamente usados com o objetivo de contabilizar fluxo de gastos em períodos de tempo determinados, o que faz com que a produção seja otimizada. Entre os medidores mais utilizados no ramo industrial, existe o medidor de vento, conhecido como anemômetro.

Conheça mais sobre o anemômetro

Como dito anteriormente, o anemômetro é um medidor de vento. Entre suas aplicações mais comuns, estão as da construção civil, na qual os engenheiros usam essa ferramenta para monitorar as tensões de torque e seus efeitos nas construções feitas, por exemplo.

O anemômetro é a ferramenta responsável pela medição da velocidade do vento e no mercado podemos encontrar diferentes modelos:

  • Anemômetro a laser;
  • Anemômetro de copo;
  • Anemômetro moinho de vento;
  • Anemômetro termoelétrico;
  • Anemômetro ultrassônico.

No ramo industrial, o anemômetro é utilizado para medir o vento que passa ao lado das máquinas situadas em pátios de minério, por exemplo, com o objetivo de situar os funcionários quanto ao momento exato de para o funcionamento das máquinas, por meio de um som (de buzina) conectado ao medidor.

Como usar o anemômetro?

O anemômetro é uma ferramenta prática e de fácil manuseio, tanto que cabe em uma mão. Para usá-lo, ligue o aparelho no local em que pretende medir a velocidade do vento (casa, indústria) e programe-o para que a unidade de medida seja a requerida: metros por segundo, milhas, pés e quilômetros por hora, ou até da temperatura em graus Celsius ou Fahrenheit.

Cada modelo de anemômetro possui o seu modo de uso, a sua metodologia. Hoje em dia, os mais práticos e mais precisos são os modelos digitais, que possuem garantia de precisão, por mais que sejam mais caros. Além dos medidores de vento digitais serem ferramentas de mais fácil compreensão, eles também entregam os dados de forma mais clara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *