por-que-voce-deve-contratar-advogado-de-divorcio-ao-se-separar

Por que você deve contratar advogado de divórcio ao se separar?

O divórcio é um rompimento legal de vínculo de matrimônio entre cônjuges, podendo ser solicitado em qualquer momento do casamento. Atualmente, existem dois tipos de procedimento dentro do divórcio: o consensual e o litigioso — o último ocorrendo quando não há consenso entre o casal quanto à distribuição de bens ou com o processo de divórcio. 

Nesse contexto, cada parte deve ter um advogado próprio. Em processos como esse, independente de ser consensual ou litigioso, a presença de um advogado é fundamental para garantir que todos os direitos e deveres sejam respeitados por ambas as partes, especialmente quando há a presença de filhos menores de 18 anos. 

Com o auxílio de um profissional responsável e confiável, a partilha de bens, guarda dos filhos e possível pagamento de pensão alimentícia se torna um processo mais prático, rápido e bem-sucedido. O advogado de Direito da Família irá analisar a situação com cautela, dando assistência específica para cada caso. 

Veja conosco a importância da presença de um profissional de um escritório de advocacia no seu processo de divórcio. 

O papel do advogado de divórcio no processo de rompimento de vínculo

Contar com o auxílio de um advogado de divórcio para romper relações com o cônjuge é importante para garantir que tudo saia nos conformes. Ele ajudará a decidir o que deve ser feito, orientando você durante todo o processo — em audiências, por exemplo, ele terá um papel essencial. 

Se o divórcio for consensual e realizado fora do cartório, o advogado é responsável por pedir a dissolução matrimonial consensual, de modo que o juiz expedirá a ordem para que o estado civil dos envolvidos seja alterado em cartório. 

Para o processo, a documentação necessária é a certidão de nascimento; documentos de identidade; certidão de nascimento dos filhos, se houver; documentos relacionados a bens, como imóveis, veículos, etc; comprovante de endereço atualizado e certidão de casamento, também atualizada. 

Divórcio extrajudicial

Em um contexto em que os envolvidos no divórcio não possuam filhos menores de idade (ou com alguma deficiência), o divórcio extrajudicial é uma opção, sendo realizada diretamente no cartório. Nesses casos, a presença de um advogado de família é essencial para validar todo o processo. 

Embora seja um modo mais simples, é necessário detalhar todas as condições de partilha dos bens que o casal conseguiu enquanto junto.  

Avalie se o profissional é especializado na área

Na hora de contratar um advogado, é importante levar aspectos como referências, atendimento e disponibilidade do profissional em consideração. Busque informações sobre ele, tendo em mente que um advogado especializado em Direito da Família saberá lidar melhor com o processo, tornando-o mais prático.  A presença dele facilitará todo o processo de divórcio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *