Arquitetura minimalista

Projetos de arquitetura minimalistas: confira!

Você já ouviu falar na frase “menos é mais”? Essa frase resume bem uma tendência que dura há décadas, que está tomando conta dos projetos arquitetônicos atuais. Conhecida como arquitetura minimalista, essa tendência afeta algumas esferas culturais, também sendo aplicada na decoração. Se quer contar com o minimalismo no seu projeto, procure por um escritório de arquitetura na Vila Olímpia.

Projetos de arquitetura minimalista: confira!

O que é arquitetura minimalista?

O século XX pode ser considerado como um período de surgimento de novas tendências artísticas. Entre elas, encontra-se a arquitetura minimalista, que é uma forma de valorização da modernidade e da tecnologia por meio da utilização de poucos artigos e itens de decoração, além de artigos geométricos, cores neutras, móveis com designs simples e angulosos.

Em casa, por exemplo, a redução de artigos decorativos e a exaltação de detalhes do ambiente fazem com que os cômodos fiquem ainda mais práticos e charmosos. Além disso, essas características do “menos é mais” são como formas de expressão de moradores, engenheiros e arquitetos, que encontraram fontes de inspiração no minimalismo.

O minimalismo também pode ser um estilo de vida

Se você pensou que o minimalismo estava presente apenas nos projetos arquitetônicos e de design, saiba que o estilo de vida também pode ser minimalista, ou seja, menos consumista. Em todas as aplicações do minimalismo, o importante é que exista a garantia do melhor emprego de recursos, de modo a evitar a poluição visual dos ambientes.

Arquitetura minimalista

No ramo arquitetônico, podemos encontrar a Casa Schröder, conhecida e considerada como o primeiro projeto arquitetônico com características minimalistas. Esse projeto foi feito com base em conceitos puros e simples. A residência conta com grandes painéis assimétricos, formas geométricas rígidas e é composta apenas por cores primárias, com o acréscimo do preto e do branco.

O estilo minimalista é aproveitado na arquitetura por meio da utilização de itens únicos e diferenciados para cada projeto. Os arquitetos que se inspiram no minimalismo para projetar casas e edifícios pensam em formatos mais simplistas, nos quais os ângulos e as formas geométricas fazem com que as vidrarias e superfícies espelhadas se tornem elementos modernos e sofisticados.

Caso queira implementar o estilo minimalista em seu projeto arquitetônico, procure por um escritório de arquitetura no ABC.

O minimalismo na decoração

Um design de interiores baseado no minimalismo conta com toda a elegância e o refinamento desse estilo, que utiliza materiais de boa qualidade potencializadores de detalhes do ambiente. Os móveis como conjuntos de cadeiras e mesa, bancadas, cabeceiras, estantes e sofás, geralmente, são maiores

Geralmente, a cor base do ambiente é branca ou alguma de tom claro. Os tons de cinza, marrom, juntamente com o preto e o metal, entram como pontos de luz na decoração, que agregam tonalidades ainda claras e pouco chamativas ao espaço, dando uma impressão de aconchego e profundidade.

Se quiser implementar o minimalismo na decoração de sua casa ou apartamento, o recomendado é procurar por um escritório de arquitetura no Itaim Bibi, para que os arquitetos consigam projetar um design de interiores feito com base nesse estilo e que se encaixe perfeitamente na sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *