Quando procurar por um Coach ou quando investir em um programa de liderança?

Quando procurar por um Coach ou quando investir em um programa de liderança?

Uma pergunta crucial e que a resposta pode trazer alto retorno no investimento, tanto para o indivíduo quanto para a organização.

Uma pesquisa britânica identificou que os principais resultados adquiridos nas organizações com Programas de Liderança são o aumento do lucro e melhoria na habilidade de trabalho em equipe. Analisando de forma mais ampla, os benefícios atingem o final da cadeia de valor, pois o cliente fica mais satisfeito com os produtos ou serviços entregues pelas organizações.

O Coaching é destinado a qualquer profissional que busca caminhos para desenvolver a sua formação, transformação e autoconhecimento, visando sempre ampliar seus conhecimentos. É um processo que apoia profissionais que necessitam desenvolver competências específicas.

Mas quando procurar um coach? Sergio Gomes, sócio da Ockam Consulting, responde a esta pergunta citando três diferentes situações.

  • Primeira: “Quando o profissional está empregado, mas percebe que precisa melhorar em algumas competências”.
  • Segunda: “Quando o profissional almeja um futuro diferente e percebe que precisa mudar de atitudes para conseguir atingir o seu objetivo”.
  • Terceira: “Quando o profissional não está mais satisfeito com o cargo que está exercendo”.

Quando a mudança de carreira é bem planejada e orientada, o resultado é a conquista de uma visão estratégica para a carreira.

Programas de Liderança

A atual dinâmica das corporações requer líderes que inspiram. Como solução, as empresas têm criado Programas de Liderança internos.

Esta realidade se percebe pelo aumento na procura por consultorias especializadas no desenvolvimento de lideranças, principalmente na situação econômica do país, que se encontra em crise. De acordo com o sócio da Ockam Consulting, Sérgio Gomes, serviços de desenvolvimento de liderança têm perspectiva de crescimento de 20% sobre 2015.

Quais líderes devem passar por um programa de desenvolvimento varia de cada corporação e negócio. Para saber qual a melhor prática a ser adotada, Gomes completa que “a variável é influenciada pelos objetivos de cada projeto que o líder se encontra e em quais níveis a empresa quer atuar e se transformar”.

Liderança e Gestão | Cultura e Estratégia | Ockam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *