Cores em um projeto de arquitetura

Saiba como as cores influenciam no projeto de arquitetura

É fato que as cores são responsáveis por despertar diversas emoções em uma pessoa. Desde aquelas que transmitem harmonia e equilíbrio, até as que provocam sentimentos mais intensos e radicais. Isso acontece porque nosso cérebro, ao identificar uma cor que está sendo transmitida, a transforma em sensações que vão determinar nossa experiência. 

Cada cor possui sua influência sobre uma pessoa, e isso pode ser observado no cotidiano de cada um. Da mesma forma que uma obra de arte influencia a partir de sua construção policroma, as cores de prédios, casas e até de um escritório de arquitetura no ABC são importantes para definir a personalidade do espaço arquitetônico. 

Se bem executado, é possível utilizar a psicologia das cores para ajudar na composição de um ambiente e torná-lo atrativo para outras pessoas e é importante entender os estímulos que cada cor proporciona e as melhores formas de combiná-lo.

Pensando nisso, separamos e analisamos o impacto que cada cor causa no cérebro humano. Segue com a gente!

Azul  

Uma palavra que define a cor azul é a calmaria. Em tons mais claros, ela transmite uma sensação de leveza e tranquilidade. Se usada da forma certa, pode demonstrar segurança e poder, especialmente em tons mais escuros. 

A cor azul é comumente usada por empresas, como em escritórios de arquitetura em SP, logos e em seus espaços corporativos, no objetivo de gerar credibilidade e confiança.

Ainda de acordo com diversos estudos, por lembrar a cor do céu, o azul pode auxiliar na regulagem do sono, logo, não é raro ser utilizado em quartos e espaços de descanso. 

Verde 

Por ser uma cor muito presente na natureza, como o azul, o verde é responsável por transmitir tranquilidade, leveza e harmonia. Além disso, está muito associada à esperança e saúde, e por isso é muito utilizado em clínicas de saúde. 

Por também remeter a riqueza, não é raro as pessoas escolherem a cor na hora de combinar suas roupas para o Ano Novo, na esperança de atrair dinheiro para o ano seguinte. 

Amarelo 

Considerada a mais luminosa das cores, o amarelo chama atenção em qualquer espaço que esteja — pela jovialidade e otimismo que transmite, é normalmente usada para destacar um ambiente e trazer vivacidade a ele. 

A cor é indicada para ambientes como sala de jantar e cozinha, por estar associada ao apetite. Marcas como McDonalds e Burger King, por exemplo, a utilizam para estimular o consumo. 

Salas de estudos e escritórios de arquitetura em São Caetano do Sul também podem se beneficiar pelo clima animado que o amarelo proporciona. 

Laranja 

A cor laranja possui muitas características semelhantes ao amarelo e ao vermelho. Sendo uma cor quente e intensa, ela está diretamente relacionada à alegria e ao dinamismo, e é considerada a cor da criatividade. 

Por não ser tão agressivo quanto o vermelho, o laranja pode transformar um ambiente neutro num espaço luminoso e amigável. Por esse motivo, é indicado para locais de estudo e de trabalho, com o propósito de estimular a imaginação.

Vermelho

O vermelho é a cor da paixão, do amor, da sensualidade e também do perigo. Dependendo da forma como é utilizada e seu grau de saturação, pode provocar diferentes sensações nas pessoas. 

Por ser uma cor muito chamativa, é indicado redobrar o cuidado ao aplicá-la. Seu uso desmedido pode causar irritabilidade, além de transmitir outras sensações negativas. Se usada cuidadosamente, no entanto, o vermelho pode transformar um ambiente em um espaço chamativo e estimulante. 

Roxo

De acordo com a psicologia, a cor roxa está fortemente ligada ao misticismo, a algo antigo. Antigamente, somente nobres e pessoas de alto escalão usavam vestes roxas, pois remetia a poder e soberania. Hoje, a cor pode ser usada para transmitir elegância, poder e sabedoria. 

No entanto, com o toque correto, o roxo pode causar o sentimento de diversão e distração — não é à toa que o neon é muito utilizado em festas. Seu tom brilhante pode causar uma experiência inesquecível. 

Branco

O branco é denominado como “a cor mais pura”, e uma das mais neutras da paleta. É considerada símbolo da paz e da harmonia. Pode trazer amplitude e luminosidade a um ambiente, bem como a sensação de paz e tranquilidade. 

Na arquitetura moderna, o branco remete à leveza e à limpeza. Por isso, seu uso é adotado em espaços hospitalares, especialmente nas vestimentas de médicos e enfermeiros. 

Em ambientes corporativos, porém, o uso do branco provoca o sentimento de ordem e elegância, dentre diversas outras funções. 

E então, está convencido da importância da escolha das cores num projeto de arquitetura? Elas são um fator determinante na hora de definir a experiência do usuário num espaço, pelo enorme poder emotivo que possuem. 

Um projeto coeso e uma boa execução podem garantir um ambiente harmônico e que provoque as emoções desejadas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *