saiba-mais-sobre-aromaterapia-na-banheira

Saiba mais sobre aromaterapia na banheira

Além dos simples banhos, as banheiras de hidromassagem servem para outros fins, sempre com objetivo de proporcionar bem-estar e relaxamento. Com isso, ao longo do tempo, diversos tipos de tratamentos que podem ser realizados com o uso de óleos essenciais, velas e difusores foram criados.

Dentre esses tratamentos, surge a aromaterapia, com o objetivo de proporcionar um banho revigorante, relaxante e hidratante. Entenda mais sobre esse tratamento, quais os seus benefícios e como fazer: 

A aromaterapia

A aromaterapia é caracterizada como um tipo de tratamento holístico, natural, alternativo, preventivo e principalmente curativo.

Para a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), o tratamento de aromaterapia utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais para relaxar, revigorar e curar o corpo. A própria etimologia da palavra significa tratamento pelo aroma. 

Foi no século XX, em que houve a estruturação medicinal da aromaterapia. No entanto, essa e outras técnicas de tratamento com óleos essenciais, são técnicas milenares, extremamente comuns nas antigas civilizações. 

Os benefícios da aromaterapia

A inalação ou aplicação de óleos essenciais na pele por si só trazem inúmeros benefícios, que podem ser amplificados em um banho de banheira

O tratamento de aromaterapia pode auxiliar diretamente no alívio de dores musculares e problemas físicos. Além disso, o banho com óleos essenciais pode aliviar também problemas psicológicos, por exemplo, para pessoas ansiosas um banho com óleo de camomila pode trazer calma e tranquilidade.

A inalação também pode ajudar na congestão nasal. No geral, os banhos aromaterapêuticos trazem uma grande sensação de relaxamento tanto para o corpo físico, quanto para a mente. 

Como fazer?

Primeiramente encontre um óleo essencial de acordo com as suas necessidades do momento, o óleo de jasmim, por exemplo, alivia a tensão e o estresse, enquanto o óleo de limão ajuda diretamente na concentração, na digestão e acne.

Após escolher o óleo essencial, misture-o com um óleo clareador. Coloque de 7 a 12 gotas de óleo essencial com 30 ml de óleo clareador. Encha a banheira com água quente, e despeje o óleo aos poucos para que ele se espalhe por toda a banheira hidro.

É interessante criar todo um ambiente agradável e relaxante, para isso você pode utilizar incensos que reforcem as propriedades dos óleos essenciais, apague as luzes e utilize velas, escute músicas que te fazem relaxar.

Entre no banho e aproveite o seu momento, fique entre 15 e 20 minutos, não mais do que isso para evitar que a pele resseque. Ao sair da banheira, enrole-se em uma toalha morna para manter o corpo úmido, após se secar, utilize um bom hidratante.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *