saiba-por-que-fazer-pos-graduacao-em-educacao-especial

Saiba por que fazer pós-graduação em educação especial

Garantir que todos alunos tenham acesso à educação de qualidade é o dever da escola. Por isso, os profissionais devem estar preparados para lidar com estudantes que possuem alguma deficiência. A graduação em pedagogia não é suficiente para lidar com essas diferenças, sendo necessário uma pós-graduação em educação especial.

De acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação especial é aquela que é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Portanto, é voltada para alunos que tenham alguma “deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidade ou superdotação”.

Assim, para que a instituição possa atender de maneira eficiente esses grupos, os professores precisam estar capacitados. É na pós em educação especial em que os profissionais ampliam seus conhecimentos sobre o tema, entendo a necessidade de atuar na área.

Com isso, saem do curso de pós-graduação EAD muito mais preparados para lidar com essas pessoas, promovendo o aprendizado. Hoje em dia, existem diversos cursos voltados para essa área, como:

  • pós-graduação em educação especial e inclusiva: para capacitar o profissional, o curso aborda as políticas inclusivas, deficiência visual, transtornos globais do desenvolvimento, entre outras questões. Tudo para que o professor contribua com a educação de todos os alunos, independente de condição social e deficiência.
  • pós-graduação em psicopedagogia e educação especial: também existem cursos de pós-graduação à distância que unem diversos temas, como a psicopedagogia e a educação especial. Nesse caso, o estudo é focado no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, distúrbios de aprendizagem, pensando no ensino para todos;
  • pós-graduação em educação infantil com ênfase em educação especial: para aqueles que entraram na profissão porque gostam de trabalhar com crianças, esse curso pode ser a melhor opção para adquirir conhecimentos sobre a educação especial para os pequenos.

Cenário da educação especial no Brasil

A educação especial é um desafio, por isso o país tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O Plano Nacional de Educação também tem uma das metas voltadas para essa questão.

Segundo a nova margem de corte do IBGE, cerca de 6,7% da população brasileira possui alguma deficiência. Portanto, a educação especial merece ainda mais atenção, precisando de profissionais qualificados para atuar na área.

Importância da pós-graduação

Seja uma pós-graduação em educação ou em saúde, o curso de especialização é importante. Por fazer com que o aluno escolha uma área para se aprofundar, o curso abre portas para uma carreira de sucesso.

Além das maiores possibilidades de conseguir um emprego bem-remunerado, essa busca por conhecimento também ajuda a alcançar os objetivos profissionais. Ou seja, trabalhar naquilo que sempre sonhou, fazer o que gosta. No caso da pós-graduação em educação especial, a pessoa estará preparada para contribuir para a formação de uma sociedade mais inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *