Tabela de frete da ANTT: Entenda o que é e como funciona

Tabela de frete da ANTT: Entenda o que é e como funciona

Já ouviu falar em ANTT? Essa sigla se refere a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Esse órgão é responsável por definir e estabelecer preços mínimos para cargas e fretes de lotação. 

Ou seja, definem o preço mínimo a ser cobrado quando o transporte de carga, independente de qual veículo, é ocupado em sua totalidade! 

Isso é possível porque fazem um cálculo analisando todos os custos – sejam fixos ou variáveis – e depois disponibilizam a tabela pronta para servir de referência para o mercado de serviços de fretes de todo o país. 

Para não ficar defasada, devemos lembrar que a tabela é atualizada todo semestre, tendo prazo de validade por causa dos valores de pedágios, tributos, seguro do veículo e outros custos do segmento de transporte de cargas que sempre mudam. 

A variável dos valores também dependem diretamente do tipo de carga, do número de eixos usados e a quilometragem rodada para realizar tanto a retirada quanto a entrega da carga. Sendo assim, entendemos que essa tabela é indispensável para todos que trabalham direta ou indiretamente com frete para poder definir o valor final a cobrar pelo serviço que oferecem!

Custos fixos de quem trabalha com frete

As empresa de fretes tem gastos com todos os veículos de sua frota e esses custos continuam sendo gerados usando ou não esses transportes. Ou seja, tendo margem de lucro ou não, quem atua nesse segmento tem que lidar com:

  • Manutenção do veículo – em relação a parte mecânica e estética;
  • Seguro – o que é obrigatório para veículos pertencentes a transportadoras;
  • Licenciamento; 
  • IPVA;
  • Tributos do veículo;
  • Remuneração de capital.

Custos variáveis

Mesmo as transportadoras que recebem apenas serviços de pequenos fretes, existem outros custos que fazem parte do orçamento de gastos, mesmo sendo  variáveis – mas nesse caso, só fazem parte desses gastos os veículos que são usados! 

Tais custos podem ser lavagens internas e externas, combustível, lubrificante; troca ou inserção de peças, materiais, acessórios e pneus.

Dica bônus!

Toda transportadora para empresas e serviços privados deve ter condições de calcular o preço dos serviços oferecidos com base na tabela ANTT, mas, ainda assim vale a pena entender como funciona esse processo. 

  1. Identificação do tipo de frete realizado e utilizam a tabela de referência;
  2. Calcula-se a distância do frete e confere-se na tabela o valor correspondente a tal distância para o tipo de carga solicitada;
  3. Define-se o valor mínimo que podem cobrar pelo serviço! 

É preciso destacar que as empresas que negligenciam a tabela ANTT como referência para preço de fretes e cargas podem receber multas que custarão o valor do pagamento com o dobro da diferença do frete, descontando o valor já pago. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *