Efluentes industriais: o que são e como tratá-los?

Efluentes industriais: o que são e como tratá-los?

Que a coleta de resíduos é um serviço importante para manter e quem sabe até melhorar a qualidade de vida, além de não abusar dos recursos naturais do meio ambiente! 

Parece bom, não é? Imagine conseguir fazer o mesmo com os resíduos líquido?! Isso é possível e necessário, principalmente com o caso dos efluentes industriais.

Como são formados os efluentes industriais?

Os processos industriais acabam tendo descartes de resíduos, assim como acontece em diversos outros segmentos. Esses descartes podem ser formados de substâncias líquidas ou gasosas e são esses descartes que são chamados de efluentes. 

O grande problema é que esses efluentes podem conter substâncias tóxicas e por isso precisam ser tratados por meio do serviço de coleta de resíduos líquidos de efluentes industriais! 

Como chegam a representar riscos de desastres ambientais, podem causar sérias contaminações e não colaboram com a preservação da água, fica bem óbvio o quão importante é procurar por uma empresa de coleta de resíduos líquidos para fazer o tratamento adequadamente. 

Entenda como funcionam os tratamentos

Geralmente os projetos para coleta de resíduos industriais de efluentes são personalizados e por isso cada um recebem soluções customizadas de acordo com suas características e composição dos produtos que foram descartados. Inclusive, o destino final adequado também é idealizado e indicado pelo projeto e realizado por meio do transporte de resíduos líquidos

É certo que, mesmo sendo personalizadas, os serviços de coleta e transporte de resíduos líquidos devem obrigatoriamente atender às normas e legislações que defendem práticas sustentáveis e as indústrias que conseguem cumprir com as regras não correm riscos de:

  • Sofrer implicações;
  • Desgaste de imagem da marca;
  • Prejuízos financeiros com multas por falta de aplicar medidas preventivas a favor das causas defendidas na legislação. Inclusive as multas não pagas ou frequentes cobradas por falta de coleta e transporte de resíduos e descarte inadequado de substâncias de qualquer indústria podem implicar suspensão de atividades ou até fechamento definitivo da empresa!

No Estado de São Paulo a situação é ainda mais complicada, porque os órgãos IBAMA, Ministério Público, CETESB e Polícia Federal consideram caso de prisão quando as que não atuam de acordo com a lei ambientais!

E qual tipo de empresa pode ajudar?

Sempre que precisar desse serviço você deve procurar por empresas que são experientes no segmento e que tenham desenvolvido a estrutura adequada para oferecer soluções qualificadas – além de respeitar as leis de esfera nacional. 

Mediante aos resultados proporcionados pela empresa – com resultados imediatos e a longo prazo – ficam mais fácil de saber que você pode confiar na empresa e continuar contando com seus serviços.

Não se esqueça de analisar o custo benefício do preço coleta de resíduos líquidos, analisando a equipe de profissionais disponível para esse serviço – sabendo que todos devem ter alta qualidade e feitos com equipamentos de categoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *