Como saber se o registro da marca já existe?

Como saber se o registro da marca já existe?

Ao abrir um negócio, uma dica para os empreendedores é verificar a existência do nome da empresa, pois facilita o registro de marca e elaboração de site, cartões de visita e placas da empresa. Portanto, escolhendo o nome certo, você irá economizar tempo e dinheiro. Por isso, descubra como saber se a sua marca já existe.

Registro de marca no INPI

Desse modo, você precisa criar uma identidade exclusiva para seu negócio, pois, seus consumidores precisam notar a sua empresa e não confundir com alguma concorrente. Além disso, com o registro, é possível evitar transtornos, por exemplo, o uso da marca por terceiros.

Em primeiro lugar, realize uma pesquisa nas redes sociais. Nesse sentido, é possível conseguir uma visão de todo o mercado, observar os concorrentes e se existem empresas com o mesmo nome.

Em contrapartida, apenas isso não é suficiente. De modo que, para saber legalmente se a marca existe, é necessário entrar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), uma plataforma que disponibiliza todos os registros de marcas em sua base para consulta pública.

A pesquisa deve ser realizada de forma detalhada. Nesse sentido, é essencial realizar a busca de diversas maneiras.

Após esse processo, é necessário entrar no site da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), responsável pelas atividades de sociedades empresariais, o sistema irá conferir a existência da marca.

E no registro de marca internacional?

No registro de marca internacional, é possível verificar a existência do Logo ou nome da empresa através do TMview, plataforma que possui em sua base de dados marcas de 41 países e quatro organizações mundiais. Logo, o sistema é prático e gratuito.

O que fazer quando a marca já foi registrada?

Se ao realizar um dos processos de registro de marcas e patentes seja verificado que o nome já existe. Então, o recomendado é buscar um novo logotipo e identidade. De modo que, você pode contar com a ajuda de um profissional de publicidade, assim, ele vai conseguir orientar sobre outros possíveis nomes que tenham relação com o primeiro escolhido.

Além disso, é importante lembrar que o registro possui 10 anos de validade e não tem limites de prorrogações. No entanto, caso tenha esquecido da renovação, é possível registrar no nome de um novo titular. Por isso, é importante acompanhar para evitar prejuízos.

Os processos para registro de marca são práticos e simples. De modo que, são fundamentais para garantir o funcionamento de sua empresa sem preocupações. Logo, o recomendado é obter esse documento no início dos negócios, pois evita futuras preocupações. 

 

 

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