Entenda o processo de manter duas ou mais patentes em um só produto

Entenda o processo de manter duas ou mais patentes em um só produto

O processo de registro de patente de diferentes produtos ou ideias voltados para uma mesma máquina ou objeto, além de possível, é comum! Nesse artigo, você conhecerá situações nas quais o mesmo produto abriga duas ou mais patentes, bem como saberá como realizar seu registro em produtos que contém outras patentes registradas.

Pluralidade no registro

Considere o seguinte: sua ideia envolve inserir um módulo em um smartphone, onde ele receberá uma carga menor, porém a bateria aumentará seu tempo de funcionamento. 

Esse processo envolve sua ideia, um telefone que já existe com x características e itens, o carregador, a energia elétrica… Em resumo, trata-se de uma relação em cadeia, onde ainda que sua ideia seja específica, ela além de depender de outros itens, funcionará em conjunto com eles.

Como sua criação não é um celular novo, ou um carregador, você pode patentear sua pecinha, e toda marca que se interessar a substituir seu sistema de carregamento pelo seu produto, poderá comprá-lo, ou oferecer a você a compra de sua patente.

Estando minha ideia em outro produto, preciso pagar royalties para quem o idealizou? 

Não. Como citado, caso a empresa opte por usar sua ideia ou item, ela quem precisa pagar por esse uso, afinal, o registro da patente está em seu nome. Nesse caso, podemos notar quão importante é que essa regularização seja feita, e quão rentável pode ser o processo de registro de sua patente.

Atenção a funcionalidade de seu produto ou ideia

Como citado, caso sua ideia afete o funcionamento de outro objeto patenteável, é válido se atentar se seu projeto realmente poderá ser considerado como inovador, ou se sua finalidade é substituível ou dispensável em conjunto com outras peças contidas no produto. 

Registrando minha patente

Por se tratar de questões específicas, o mais indicado é que o inventor busque por empresas que realizam o trabalho de registro de marcas e patentes. Além de maior facilidade na hora de delimitar os limites de ação de sua patente, eles também oferecem opções de como proteger sua ideia de ser usada indevidamente.

Como visto, é importante se certificar de que seu registro seja feito corretamente, e de que ainda que especifique, sua ideia seja bem aproveitada e utilizada da maneira correta. Consulte especialistas e tenha total controle sobre o que é seu, e não deixe de registrar sua invenção; você merece ter total crédito por ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook