O que acontece se eu não fizer o registro de patente?

A patente de um serviço ou produto faz com que a empresa seja responsável pela importância do patrimônio da empresa que a mesma carregará. E é por isso que tudo o que ocorre na empresa em relação a um serviço que precisa de registro de marca precisa ser analisado, pois o atraso de tal registro pode trazer consequências negativas para a empresa. 

E, muitas vezes, os riscos que uma marca corre ao não ser patenteada nem sempre ficam tão evidentes, e por isso, muitas vezes as empresas ficam adiando para fazer o devido registro. Por esse motivo, que veremos a seguir o que ocorre quando uma marca não é registrada?

A marca livre para ser utilizada

No momento em que uma empresa cria uma marca para utilizar em seus produtos, logicamente não seria bom para a visão do público com a empresa, se a concorrência criasse uma marca com o mesmo nome ou serviço, porém, no momento em que essa marca não é patenteada pelo INPI, ela estará disponível para quem quiser utilizá-la livremente, sem nenhum problema. 

E, quando uma marca fica livre para a concorrência utilizar, por exemplo, ela fica disponível até que alguém a registre, pegando todos os direitos do nome para uma única empresa, e caso alguém utilize tal nome igual, será considerado plágio, e a empresa responsável pela cópia de nome sobre grandes consequências. 

 

Perda de clientes

Levando em consideração que muitas vezes, o cliente reconhece uma empresa pelo logo de sua marca de seus serviços ou de algum produto, existem mais motivos para que ela seja registrada e exclusiva para você. Pois, se sua marca não for patenteada, e concorrentes passam a usar o mesmo nome ou imagem, os clientes irão se confundir, e muitas vezes não saberão qual escolher.

E, geralmente nesses casos, os clientes vão em busca de algum outro produto ou serviço de outra empresa que tenha sua marca exclusiva, por ter sido registrada. Marcas registradas passam mais confiança para o público, garantindo a chance de ter cada vez mais clientes, e as que não são patenteadas, muitas vezes, vão só perdendo os clientes que possuíam. 

Suspensão do uso da marca

Enquanto uma patente sobre uma marca estiver válida, é proibido que outras empresas utilizem o mesmo nome de marcas em relação a produtos e serviços entre si. E, quando você copia uma marca que é registrada, você precisa parar de utilizar o mesmo nome imediatamente, independente se a ideia inicial foi sua ou não. 

Quem faz o registro primeiramente é quem garante total direito sobre a marca. E esse é o maior risco que um empresário pode correr ao ficar adiando para fazer o registro de sua marca, pois por mais que a criação da marca foi sua, quem a patentear primeiro que terá 100% de direito sobre ela.

 

O que acontece se eu não fizer o registro de patente

O que acontece se eu não fizer o registro de patente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook