saude dos dentes

Açúcar saúde bucal

Açúcar saúde bucal

Já sabemos que ingerir muito açúcar não é legal quando estamos falando de saúde bucal. Mas o que você provavelmente não sabia é que comer um pouco de doce várias vezes ao dia é muito mais prejudicial aos dentes do que comer um montão de guloseimas de uma vez só.

Isso mesmo. Quando o açúcar entra na boca e se encontra com as bactérias que vivem lá, ácidos que têm o poder de destruir o esmalte do dente são liberados. “Esse processo se repetindo várias vezes ao dia, vários dias por semana provocará a formação de um buraco no dente (cárie). Por outro lado, se a pessoa comer muito doce poucas vezes no dia esse ácido será reparado pela ação da saliva junto com a ajuda do flúor”, diz Jaime Aparecido Cury, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP-Unicamp.

Colocando a coisa toda em números, é assim que funciona: quando você come açúcar, as bactérias levam cerca de 20 segundos para convertê-la em ácido e este, por sua vez, fica uns 30 minutos na boca.

Ou seja, o que aumenta o risco da cárie não é a quantidade total de açúcar que você ingere por dia e sim, a frequência com que você o coloca na boca. Se você comer muito de uma vez, os ácidos serão produzidos todos de uma vez, mas logo combatidos. Agora comendo açúcar o dia inteiro, mesmo que de pouco em pouco, você mantém a produção de ácido efetiva o dia todo, tornando o trabalho da saliva insuficiente e grandes as chances de desenvolver cárie.

Açúcar saúde bucal saude dos dentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>