Como saber se estou com depressão

Como saber se estou com depressão

A tristeza, o abatimento e a falta de ânimo e disposição para realizar as atividades do dia a dia pode ser um dos primeiros sinais de que você ou alguém que você ama está passando por uma depressão. Como saber se estou com depressão

É claro que estar em um dia ruim não significa estar depressivo, mas vale a pena prestar atenção nos sinais, quando eles permanecerem por períodos mais longos:

1 – Humor depressivo
A pessoa parece não sentir alegria ou prazer de viver. Mostra-se melancólico, entediado, indisposto e sem esperança. Tem baixa autoestima e pode apresentar crises de choro sem razão aparente.

2 – Apatia
Às vezes, é confundida com preguiça, mas na verdade, a pessoa passa a demonstrar falta de energia, cansaço frequente e perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas.

3 – Isolamento social
Pessoas com depressão tendem a se isolar de amigos e familiares.

4 – Irritabilidade e instabilidade
Mau humor, descontrole emocional e explosões de raiva podem fazer parte do quadro depressivo.

5 – Alteração do ritmo de sono
Depressivos podem dormir mais ou menos do que de costume. Também são comuns episódios de insônia.

6 – Alteração no apetite
Perder a vontade de comer é o mais frequente, mas pode haver, também, aumento de apetite, sobretudo por alimentos doces. Perda ou ganho de peso significativo em pouco tempo podem estar associados.

7 – Automutilação
Em situações de extremo sofrimento, principalmente quando o quadro de depressão se estabeleceu e não houve procura de tratamento e auxílio com especialistas, a pessoa pode adotar um comportamento autodestrutivo, cortando-se ou queimando-se. Provocar dor física é uma forma de tentar tirar o foco da dor emocional.

8 – Pensamentos suicidas
São comuns ideias mórbidas e tentativas de suicídio.

Quando perceber que um desses sinais faz parte de seu comportamento por algum tempo, procure um psicólogo. As opções de tratamento são multidisciplinares. “As melhores opções de conduta associam o uso de antidepressivos, receitados por um psiquiatra, com apoio psicoterápico e acompanhamento à família.”, diz César de Moraes, especialista em psiquiatria infantil e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.

Como saber se estou com depressão

Como saber se estou com depressão

sintomas da depressão

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>