Morar em condomínios de apartamentos em SP exige cuidados neste período de isolamento social devido ao novo coronavírus. Acesse e saiba mais!

Covid-19: saiba o que os condomínios podem fazer para evitar a disseminação

Morar em condomínios de apartamentos em SP exige cuidados neste período de isolamento social devido ao novo coronavírus. Para evitar o contágio entre os moradores, os síndicos estão tomando algumas ações. Confira algumas das atitudes que podem ser feitas:

Fechar as áreas comuns

Alguns condôminos de apartamentos no Centro de São Paulo ou qualquer outra região podem ficar até revoltados pelo condomínio ter fechado a academia, salão de festas, sala de jogos e outras áreas comuns. No entanto, o síndico pode fazer isso para evitar que ocorra aglomeração e a consequente transmissão do vírus.

Conscientizar os moradores sobre o vírus

Conscientizar os moradores sobre o vírus por meio de avisos no elevador, grupos nos aplicativos de mensagem, rede social ou email é algo importante para todos. O síndico pode e deve comunicar os condôminos sobre as medidas de prevenção que estão sendo tomadas nos prédios, além de informar casos confirmados de Covid-19.

Afastar funcionários com sintomas da doença

Nos condomínios, há diversos funcionários trabalhando para garantir o conforto e segurança das pessoas. No entanto, caso algum desses profissionais apresente sintomas de coronavírus, deve ser afastado do trabalho. Assim, poderá se cuidar e evitar passar o vírus para outras pessoas.

Orientar sobre o uso do elevador

A maioria dos apartamentos em São Paulo possuem elevadores. Esse local, por ser pequeno e fechado, é uma preocupação. Por isso, os síndicos podem orientar os moradores a não utilizar o elevador em conjunto com pessoas de outros apartamentos studio, por exemplo.

Redobrar a higienização

Outra ação que deve ser tomada é redobrar a higienização em locais com alta circulação de pessoas. Elevadores, hall, corrimão das escadas são apenas algumas das áreas do prédio de apartamentos na Zona Oeste e nas demais regiões que precisam ser limpos com frequência para evitar que o vírus se espalhe.

Além disso, é recomendado que os síndicos disponibilizem álcool em gel nesses locais com mais movimentação.

Cancelar ou adiar assembleias presenciais

Para chegar a um acordo, o condomínio de apartamento no Centro de SP e em outras regiões utilizam as assembleias. Geralmente, elas ocorrem de forma presencial, com a participação dos moradores.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, elas devem ser canceladas ou adiadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cancelar eventos é uma medida para prevenir o contágio. Uma alternativa para resolver problemas ou tomar medidas é adotar a assembleia virtual.

Evitar obras

Para diminuir o número de pessoas estranhas dentro do condomínio, é recomendado evitar obras. Portanto, obras em andamento devem ser suspensas e as novas devem aguardar para dar início. Porém, as obras emergenciais podem ser realizadas, uma vez que é necessário para a estrutura do prédio.

Orientar os moradores na retirada de delivery

Muitos moradores de apartamentos estão pedindo alimentos e outros objetos por delivery. O condomínio deve orientar que as pessoas retirem a entrega na portaria e que façam a higienização necessária.

Se você está pensando em comprar apartamentos à venda, deve saber que as relações entre os vizinhos é um dos pontos positivos de morar em condomínios. No momento delicado que vivemos, as pessoas que moram no seu prédio podem ajudar bastante.

Em alguns condomínios, a solidariedade aparece no meio das informações ruins. A corrente do bem faz com que as pessoas que não pertencem ao grupo de risco se coloquem à disposição de fazer supermercado, comprar remédios e outros serviços para idosos e moradores que contraíram o vírus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>