Grades de isolamento e volta às aulas

Grades de isolamento e volta às aulas: saiba quais medidas devem ser adotadas

Com a nova realidade imposta na vida de todos por conta do Covid-19, em março, as atividades das instituições de ensino foram interrompidas. Afinal, nem grades de isolamento e outras medidas são capazes de combater o vírus sozinhas.

Já em agosto, após cinco meses de isolamento social, alguns Estados como São Paulo, vem planejando uma retomada das aulas de forma gradual. É inegável que nem todos os indivíduos estão conseguindo realizar atividades online, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros não têm acesso à internet.

Pensando nisso, o post explicará quais são as medidas que devem ser adotadas, como o aluguel de grades de isolamento, considerando o que já vem sendo feito em países como a China, Inglaterra, Portugal, França e outros, confira.

 

Desinfecção das escolas

A desinfecção regular das escolas é primordial, devem ocorrer antes dos alunos chegarem à escola, durante e depois. Limpar o ambiente e superfícies é uma das maneiras mais eficazes para o combate ao coronavírus.

A desinfecção deve ser feita manualmente por especialistas, os mesmos devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), além de produtos que tenham a eficiência comprovada. Precisam ser sempre higienizados:

  • Chão;
  • Maçanetas;
  • Sanitários;
  • Interruptores;
  • Corrimões;

 

  • Grades para controle de pessoas.

 

Algumas escolas ao redor do mundo têm utilizado cabines/tendas de desinfecção, elas prometem limpar as roupas do dia a dia, calçados e bolsas. Contudo, ainda não foi comprovada a eficiência delas.

 

Medidas de proteção

A evolução do vírus fez com que algumas medidas de proteção fossem adotadas em nosso cotidiano, sendo assim, muitos já estão acostumados com uma nova rotina e construíram novos hábitos.

Nas instituições de ensino, essas medidas de proteção não podem ser negligenciadas. São elas:

Controle de temperatura

A maioria dos brasileiros já estão familiarizados com esse procedimento, ele é importante para verificar se o aluno está com febre — um dos principais sintomas do coronavírus.

Esse passo é indispensável, apesar de não ser 100% eficazes para a identificação do vírus no organismo humano. Se faz necessária a divisão de alunos na entrada das instituições, a locação de separador de fila pode ajudar nessa tarefa.

 

Máscaras

Existem países, como a China, onde os alunos precisam ficar de máscara todo o tempo durante a aula, já alguns não adotaram essa regra. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva o uso do acessório, mas elas precisam ser utilizadas de maneira correta.

 

Lavagem de mãos

Incentivar os alunos a lavar as mãos periodicamente é essencial, o recomendado é que as escolas coloquem mais torneiras à disposição dos alunos, e as separem com os produtos de uma empresa de delimitador de fila.

 

Além das medidas citadas anteriormente como as grades de distanciamento, o distanciamento social e o grupo menor de alunos na escola também devem ser adotados.

 

Quando as aulas vão voltar?

Alguns Estados, como o de São Paulo, têm uma programação a seguir, já outros, ainda não tem previsão. Infelizmente, essa pergunta não pode ser respondida com certeza, com a nova realidade todos estão submetidos a serem surpreendidos.

Vale lembrar que, só irão participar de atividades presenciais alunos que tiverem a autorização dos pais, que não sejam do grupo de risco e claro, seguindo todas as medidas de proteção citadas anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>