Vale a pena ter um plano de saúde

Vale a pena ter um plano de saúde?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em março de 2020, quando uma nova realidade foi instaurada na vida de todos por causa do Covid-19, a procurar por planos de convênio médico aumentou significantemente. 

A mensalidade de um plano de saúde já é conta fixa na vida de muitos brasileiros, e muitas vezes, você pode se perguntar se realmente vale a pena pagar por um serviço que você usa pouco.

Muitas empresas oferecem plano de saúde empresarial para os funcionários, alguns negam tal benefício por nunca precisarem, e com o intuito de diminuir os descontos em sua folha de pagamento. Pensando nisso, o post responderá a pergunta que muitos se fazem, vale a pena ter um convênio médico? Confira.

 

Tipos de plano de saúde

Antes de você decidir se vale ou não a pena solicitar um plano de saúde individual ou o plano de saúde para empresas você precisa entender como o convênio funciona.

Os planos de saúde no Brasil têm o objetivo de oferecer o tratamento de doenças e atendimento médico de forma mais prática, com uma qualidade maior que é praticado pelo sistema público de saúde.

Ao pagar por um plano empresarial de saúde você também conta com preços mais competitivos, já que você não precisa pagar por uma consulta/exame e sim por uma mensalidade que você escolhe.

Conheça os tipos de planos médicos:

  • Hospitalar com obstetrícia: esse plano inclui o plano hospitalar, o pré-natal, o parto e a assistência ao recém-nascido;
  • Hospitalar: oferece cobertura hospitalar básica, internação hospitalar com o quarto comum ou em UTI sem limites e prazos, com direito a médicos e enfermeiros durante a internação;
  • Ambulatorial: plano mais básico, oferece consultas, procedimentos ambulatoriais, internações e cirurgias;
  • Plano de referência: o plano mais completo, e consequentemente, mais caro, faz a cobertura de exames, consultas, exames, tratamento, cirurgias e transplantes.

Você pode escolher um plano de acordo com suas necessidades, por exemplo, se você não vai ao médico ou faz exames com frequência, escolha um plano de saúde básico.

 

Vantagens de um convênio médico

Seja um convênio médico empresarial, individual ou familiar, todos eles oferecem grandes vantagens para você e sua família, saiba quais:

  • Tranquilidade: os planos de saúde oferecem atendimento em hospitais particulares em casos de emergência, ter um plano é ter a tranquilidade de um atendimento com especialistas;
  • Facilidade para agendar consultas médicas;
  • Garantia de um bom tratamento;
  • Cancelamento de plano de saúde de maneira fácil;
  • Atendimento em várias especialidades.

Como citado anteriormente, você pode escolher planos que mais combinem com você e sua família, desse modo você garante todos os benefícios citados anteriormente em seu dia a dia.

 

Desvantagens

Como quase tudo, um plano médico possui vantagens e desvantagens, conheça as desvantagens:

  • Valores altos dependendo do plano;
  • Prazos de carência: alguns planos precisam de um prazo para liberar o atendimento;
  • Menor oferta de operadoras: algumas operadoras podem não ter o plano que você procura.

Se os convênios de saúde valem a pena, só você pode responder. Indicamos que você coloque as vantagens e desvantagens em uma balança, e decida por si e sua família se vale a pena fazer esse investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>