Serviço de fretes: Como lidar com imprevistos no transporte de cargas

Serviço de fretes: Como lidar com imprevistos no transporte de cargas

Como você se sente quando alguma mercadoria que você comprou atrasa para chegar na sua casa? Aposto que fica impaciente! O seu cliente ficará insatisfeito com o serviço de fretes caso ocorra imprevistos, como o atraso. Por isso, continue lendo para anotar dicas!

Estabeleça prazos reais

Umas das principais maneiras de evitar atrasos é estabelecer um prazo real, levando em conta todos os processos. O ideal é calcular a média do tempo que a empresa de fretes leva para transportar cargas.
Muitas empresas acabam passando prazos curtos para o cliente para ser um diferencial, fazendo com que seja escolhida. Porém, se ocorrer imprevistos, poderá decepcionar quem contratou.

Como calcular o tempo de entrega?

Como foi falado acima, o frete e transporte de pequenas cargas podem ter imprevistos durante o caminho, atrasando o prazo de entrega. Mas como calcular esse tempo?
Para que você acerte a data de entrega, é necessário realizar um estudo sobre o produto que será transportado. O primeiro fator para o cálculo é o tipo de mercadoria, por exemplo, um produto perecível deve ser entregue mais rápido. Peso e volume também devem ser analisados.
A empresa de fretes também deve levar em conta a necessidade do cliente. Assim, aqueles que têm mais urgência nas entregas, devem ser priorizados.
De maneira geral, outros fatores devem ser estudados para definir um prazo de entrega, como o tipo de transporte e vias utilizadas.

Melhorar os processos internos

É essencial uma boa comunicação interna para que tudo dê certo. A empresa também é responsável pelo cumprimento do prazo, não é só a transportadora. Assim, para agilizar o processo, é necessário ter estoque e organização nos pedidos

Registrar as ocorrências

Para evitar que os mesmos erros ocorram, a empresa deve registrar os imprevistos. O ideal é que esse relato seja feito em tempo real, ou seja, na hora que ocorrer, os motoristas dos carretos devem anotar em um aplicativo. Assim, tudo fica registrado, ótimo para pensar em soluções e procurar outras alternativas para que o imprevisto não ocorra novamente.

Roteirização das rotas

Para que a transportadora para empresas cumpra o seu papel e causar boa impressão no cliente, deve respeitar o prazo de entrega. Uma dica é roteirizar as rotas, buscando sempre o melhor e mais rápido caminho.

Acompanhar o caminho

Para a empresa ter um controle de onde as mercadorias estão, acompanhar pelo GPS é uma ótima opção. Além disso, a equipe pode sugerir outras rotas, se o caminho apresentar algum acidente, por exemplo.
Agora que você já anotou as dicas e percebeu a importância de evitar atrasos, escolha uma empresa confiável para fazer suas entregas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *