quanto de água

Beber água em excesso faz mal à saúde

Apesar de a água ser fundamental para a vida, muitas pessoas afirmam não sentir sede ou dizem “se esquecer” de tomar o líquido. Para Pereira, beber água é um hábito e devemos praticá-lo todos os dias para que faça parte da rotina.  Beber água em excesso faz mal à saúde

“Algumas pessoas não têm sede e, por isso, não têm o costume de beber água, passando o dia todo sem ingeri-la. Devemos ingerir, em média, dois litros por dia. Mesmo sem sede essa quantidade é importante”, fala.

A quantidade é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma pessoa por dia, para manter o corpo hidratado e saudável. Equivale a cerca de oito copos da bebida. “Ao longo do dia o nosso corpo produz uma média de 7 litros de água, incluída na saliva, na secreção gástrica, na bile etc. O nosso intestino absorve novo litros. Logo temos um déficit de dois litros entre a produção e a absorção. Por isso, a ingestão de água é necessária”, alerta Pereira.

Outro erro bastante comum é tomar sucos, chás e outros tipos de bebidas que contenham água, mas se esquecer do líquido puro. Apesar de a água estar incluída em vários alimentos e bebidas, ingeri-la pura também é importante, de acordo com a nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein. Isso porque nem sempre é fácil saber se bebemos o suficiente somente com a ingestão de tais alimentos.

Nos dias quentes, ao praticar atividades físicas e sempre que suar em excesso, é preciso aumentar ainda mais essa quantidade de água ingerida, pois o corpo perderá muito mais líquido do que em condições normais. “O corpo tem necessidade de água para realizar o metabolismo, independentemente se a pessoa pratica exercício ou não. Mas se você é um maratonista ou trabalha em um local quente, por exemplo, ao lado de uma caldeira, perderá muito mais água pelo suor e precisará beber mais do líquido para manter esse equilíbrio”, fala o diretor SBN.

Beber água em excesso faz mal à saúde

agua

agua

quanto de água

quanto de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *