Cuidados com a pele na hora de relaxar na banheira

Cuidados com a pele na hora de relaxar na banheira

Nada melhor que um banho de imersão em uma banheira simples para relaxar. Além disso, ele proporciona diversos benefícios, como melhoria na circulação de sangue, limpeza da pele, relaxamento e ajuda a baixar a pressão sanguínea e febre.

Pesquisas das universidades Nottingham Trent e Loughborough comprovaram que o banho em banheira retangular pode queimar até 140 calorias. Mas, é necessário ficar atento alguns detalhes para que esse banho não seja prejudicial para sua pele.

Saiba quais são os principais cuidados que você deve ter enquanto relaxa na banheira.

Banho quente

Apesar de ser relaxante e eliminar as células mortas, o banho na banheira redonda quando ultrapassa de 42°C pode trazer danos à sua pele. Isso ocorre porque a alta temperatura elimina o sebo natural e resseca a pele, podendo ocasionar eczemas, vermelhidão e coceira. 

O ideal é optar pelo banho morno, cuja temperatura fica entre 27°C e 36°C, já que relaxa o corpo sem agressividade. 

Banho frio

O banho frio na banheira de canto ajuda o corpo a se sentir mais disposto e atento, além de ser benéfico para pele, cabelo e ajuda o corpo não desidratar, reduzindo inflamações. Ele é ainda mais vantajoso se você intercalá-lo com o banho morno.

Banho de espuma na banheira

Banhos de imersão com espuma na banheira de hidromassagem até pode ser relaxante, mas a grande quantidade de espuma aumenta as chances de ressecar a pele. É preciso evitar esse tipo de banho. Você pode substituí-lo pelo banho de imersão regular.

Esponja e esfoliação

Outro cuidado que deve ser tomado durante a hora do banho nas banheiras de hidro é na escolha de esponjas. Esponjas muito ásperas altera o estado da pele, já que quebra as ligações entre as células. Já a esfoliação com bucha vegetal e esfoliantes só deve ser feita uma vez por semana.

Óleos essenciais

Para intensificar o relaxamento corporal, é possível incluir óleos essenciais e sais de banho na água da banheira dupla. Os sais de banho possuem um papel importante na cicatrização, enquanto os óleos quando absorvidos podem aliviar diversos sintomas. Existem diversas opções de óleos essenciais, são alguns  deles:

  • Camomila: possui efeito calmante e reduz sintomas da depressão;
  • Bergamota: usado para aliviar estresse e ansiedade;
  • Lavanda: apresenta efeito antidepressivo e calmante;
  • Limão: ótimo para regular a digestão e amenizar sintomas da acne;
  • Jasmin: aliado para a redução do estresse.

No entanto, para evitar reação na pele, é preciso diluir os óleos essenciais em óleos de semente de uva ou de gérmen de trigo antes de adicionar à água da banheira spa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook