Auto parts starter for a classic  vw beetle

Saiba como funciona o motor de partida

O motor de partida, conhecido também como motor de arranque é um item elétrico responsável por impulsionar o motor de combustão do veículo quando ele ainda está parado, fazendo-o funcionar através de um torque inicial elevado.

O motor de partida está localizado, geralmente, na caixa de marcha dos carros e é acionado com a ajuda da bateria, transformando energia elétrica em energia mecânica. Quando ocorrem as primeiras explosões, o motor passa a funcionar sozinho.

Entre as peças que constituem o motor de arranque estão: solenoide, automático, conjunto do solenoide, núcleo de ferro acionador, garfo (alavanca), conjunto do pinhão (bendix), conjunto do comutador, conjunto do estator e rotor (induzido).

O motor de partida dificilmente dá problema, pois ele funciona apenas na hora de dar a partida, no entanto, a manutenção preventiva não deve ser deixada de lado. Para que o sistema funcione corretamente é preciso também alguns cuidados:

– Atenção na hora de ligar o carro em dias frios! Quando o motor é flex, o tanquinho de gasolina deve estar abastecido, pois sem o combustível, o sistema pode entupir e o motor de partida superaquecer ao insistir em ligá-lo;

– Fique atento a barulhos na hora de dar a partida. Zunidos e estalos indicam problema;

– Evite dar a partida com o carro já ligado. Essa distração pode danificar o motor de arranque;

– Se o motor de partida estiver com a partida pesada ou não acionar, leve o veículo imediatamente em uma oficina mecânica de confiança, pois pode ser problema na chave de ignição, na bateria ou em outra peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook