Os projetos de arquitetura para casas de idosos precisam ser adaptados para garantir o conforto dos moradores! Acesse para saber dicas!

Dicas para fazer projetos de arquitetura para casas de idosos

Uma casa precisa ser sinônimo de conforto, né? Por isso, os projetos de arquitetura são tão importantes! Arquitetos planejam os ambientes para que fiquem confortáveis, funcionais e com a cara dos moradores. Mas as casas dos idosos merecem uma atenção ainda mais especial!

Muitas pessoas que estão na terceira idade possuem restrições para andar, enxergar, entre outros, por isso os arquitetos residenciais sp devem ficar atentos a esses detalhes na hora de fazer o planejamento do lar.

De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2017, 70% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa. A pesquisa aponta que 30% dos casos levam à morte e 40% causam uma lesão grave.

Confira algumas dicas que são utilizadas por escritório de arquitetura em São Paulo e em outras regiões para projetar uma casa incrível e adaptada para a segurança dos idosos:

Prefira uma casa térrea

Com certeza uma casa térrea é bem melhor que um sobrado para os idosos, já que não precisa de escadas. O terreno com um andar é mais fácil para a mobilidade, deixando a casa mais segura.

Planeje um jardim

Aposentados costumam passar mais tempo em casa, por isso é ideal que tenha um jardim em casa para que os moradores possam ficar ao ar livre. É muito importante para a saúde ter uma distração, como cuidar das plantas ou ler um livro no jardim!

Boa iluminação

Os projetos de arquitetura residencial também devem planejar uma boa iluminação para evitar acidentes. Recomenda-se que os espaços sejam bem claros, os interruptores tenham botões iluminados em uma altura de 1,10m próximos à entrada do quarto. Tropeçar devido à escuridão pode gerar graves consequências aos idosos.

Cozinha integrada à sala de jantar

Ambientes integrados são elegantes, aproveitam melhor o espaço e facilitam a circulação. O escritório de arquitetura em São Caetano do Sul pode sugerir essa ideia para os moradores, uma vez que é necessário caminhar menos de um espaço para o outro.

Além disso, o arquiteto em São Paulo ou em qualquer outro lugar não pode se esquecer de projetar armários e estantes em alturas baixas. Assim, o morador não precisará subir em bancos e escadas para pegar os objetos.

Adapte o banheiro

Para evitar acidentes no banheiro, o escritório de arquitetura em Santo André pode adaptar o ambiente. Além de planejar um espaço maior para a circulação, é possível instalar barras de apoio, colocar banco dentro do box, entre outras medidas.

Dicas de decoração

Até os detalhes fazem diferença na segurança dos idosos dentro da própria casa. Por isso, listamos algumas dicas:

  • evite o uso de tapetes, pois podem causar quedas. No entanto, se os moradores quiserem tapetes em casa, você pode colar com fita adesiva para evitar escorregões;
  • escolha persianas, já que acumulam menos poeira que cortina;
  • prefira cores claras;
  • evite colocar muitos móveis em um mesmo ambiente, isso pode atrapalhar a circulação.

Com projetos de arquitetura e decoração feitos especialmente para a casa de idosos, os moradores se sentirão mais confortáveis e seguros dentro do lar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook