Equipamentos elétricos para construção civil: como conservar?

Equipamentos elétricos para construção civil: como conservar?

Os equipamentos elétricos são úteis para diversos segmentos, em especial para as atividades de construção civil, e merecem cuidados específicos para prolongar sua durabilidade!

Além de ter maior custo benefício, quem investe nessas ferramentas e cuida de maneira apropriada, pode evitar riscos durante as operações e conserva o potencial de trabalho das máquinas. É por isso que as empresas de aluguel de ferramentas sempre alertam sobre a forma adequada de utilizar o equipamento e devem fazer o mesmo enquanto o equipamento não estiver sob os cuidados de alguém que procurou pela locação de ferramentas.

Hábitos inadequados podem provocar gastos fora do previsto, porque certamente essas ferramentas precisarão ser substituídas ou reparadas.  

Por isso, conheça algumas formas de manter as ferramentas elétricas adequadamente, principalmente se você costuma optar pelo aluguel de equipamentos para construção civil. Mesmo que a responsabilidade dos equipamentos seja da empresa, é importante saber como cuidar desses elementos.

 

Armazenamento

A maioria das ferramentas são compostas por metal, além de possuírem placas e circuitos elétricos não resistentes à exposição de vários resíduos. Se não forem armazenadas corretamente, sofrerão perdas mais rápidas no quesito de durabilidade.

O local ideal para armazenamento é completamente seco e sem umidade – para não enferrujar ou oxidar componentes e carcaça das máquinas.

Não deixe de guardar os equipamentos em suas respectivas embalagens plásticas/papelão, porque contribuem para que nenhum tipo de resíduo atinja seu equipamento.

 

Limpeza

Depois de usar qualquer equipamento elétrico, é possível que alguns resíduos permaneçam sobre a ferramenta ou obstrua as saídas de ar. Por isso, limpe com um pincel todas as saídas – ou com um compressor de ar – para evitar que superaqueça a máquina até queimar.

Na parte externa do equipamento, limpe somente com uma flanela bem limpa e seca. Não se esqueça de lubrificar o equipamento com um óleo de máquina ou especificado pelo fabricante.

 

Manutenção contínua

As manutenções preventivas consistem em revisões dos equipamentos elétricos, feitas em todos os produtos disponíveis para locação de equipamentos.

São necessárias para verificar a lubrificação das peças, possíveis rachaduras nos cabos, ferrugem na área metálica ou qualquer outro problema.

Essas revisões devem ser feitas ao menos uma vez por ano. Para o caso de ferramentas utilizadas com mais frequência – como o martelete rompedor – é importante manter a revisão em curtos espaços de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *