Manutenção Predial com andaimes: como é realizada?

Manutenção Predial: como é realizada?

O papel do síndico, zelador e também dos condôminos é manter a integridade física e financeira do condomínio, e para que isso aconteça é necessário planejamento sobre o que a edificação necessita periodicamente para um funcionamento completo e seguro para todos que frequentam o local, seja através de reuniões periódicas, regras estabelecidas e até mesmo reformas onde tudo deve ser realizado com máxima segurança pensando até mesmo no aluguel de andaimes.

Parece muita coisa para cuidar, não é mesmo? Obras, reformas, manutenções, equipamentos para construção civil, prestadores de serviços… Por isso, a manutenção predial deve ser realizada periodicamente para que uma simples reforma não se torne uma dor de cabeça e envolva o bem-estar de centenas de pessoas que habitam em um mesmo ambiente.

Segurança em primeiro lugar

A frase parece clichê, entretanto, a segurança de um condomínio é assunto primordial, isso porque são muitas vidas em jogo em um mesmo empreendimento e somente a manutenção predial é responsável por garantir o funcionamento de toda a infraestrutura do edifício.

Quando houver a contratação de uma empresa para realizar qualquer tipo de serviço é dever do síndico verificar se o trabalho realizado é feito de forma segura para ambas as partes e se preocupar com a integridade de todos os equipamentos que será utilizado, incluindo os andaimes e todo material que será utilizado.

Afinal, de nada adianta se preocupar com a integridade dos condôminos e estrutura da edificação se não ficar atento se a empresa contratada toma as devidas precauções com a locação de andaimes para trabalhos em altura e principalmente a utilização do EPI (equipamento de proteção individual).

Serviços essenciais


A manutenção predial deve estar prevista no planejamento do condomínio não só pela precaução, mas também por estar estabelecida como essencial de acordo com a NBR 5674 e a NBR 14037 sobre manutenção de edificações.

Assim como os fornecedores especializados em obras, construções e reformas se preocupam com o andaime para alugar em todo serviço que realiza, os responsáveis pela edificação precisam ficar atentos aos serviços essenciais e que necessitam ser realizados com periodicidade.

Existem serviços que exigem verificação diária, alguns outros demandam cuidados semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Voltamos a ressaltar a importância do planejamento para não deixar nenhuma tarefa para trás.

Veja abaixo alguns serviços essenciais de uma edificação:

  • Inspecione instalações hidráulicas;
  • Examine elevadores e a sala de máquina, assim como as instalações elétricas relacionadas;
  • Verifique as instalações de gás;
  • Inspecione os equipamentos e sistemas de segurança;
  • Verifique a integridade da cobertura (componentes, vedações, fixações);
  • Inspecione as áreas comuns (piscinas, playground, sauna, salão de festas, jardins);
  • Efetue a limpeza da fachada.


Lembre-se, para todo e qualquer procedimento verifique os equipamento e inspecione o serviço que será realizado e se necessário cobre a utilização de equipamentos que achar essenciais, como por exemplo, andaimes para construção e manutenção, crachás de identificação e principalmente laudos e atestados que certifiquem a realização do serviço.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook