Home care é opção para tratamento humanizado

Home care é opção para tratamento humanizado

Ter às disposição um serviço de home care, seja em pacientes crônicos, para reabilitações ou até mesmo procedimentos domiciliares é uma ótima alternativa e disso muita gente já sabe, mas as vantagens de contratar um serviço home care não se resume apenas em comodidade. Conheça  as funções que estes profissionais aprendem em uma escola de enfermagem.

Tratamento Humanizado

A desospitalização com a possibilidade de oferecer os mesmos recursos sem que haja comprometimento da segurança dos pacientes é uma realidade que traz consigo um tratamento diferenciado, muito mais humanizado em decorrência da maior aproximação entre o corpo clínico e paciente.

Estabelecer uma relação ética é extremamente importante mas já não basta, para  o serviço home care de tratamento à saúde, é preciso fazer um atendimento personalizado, respeitando as vontades e individualidades de cada paciente.

Diminuição de Riscos

No ambiente hospitalar vários microorganismos circulam, diante de um quadro de baixa imunidade com infecções hospitalares, desenvolver sepse, ou sejam, uma infecção generalizada pode ser um agravante.  Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse, o Brasil tem uma das taxas mais altas de mortalidade do mundo em decorrência da sepse, cerca de 55%.

O ambiente domiciliar tende a atenuar este quadro e a possibilidade de infecções.

 

Atendimento Multidisciplinar

O serviço de home care também possibilita que o paciente receba um atendimento multidisciplinar sem precisar se deslocar. Além do auxílio de um técnico de enfermagem, geralmente é possível contar com uma equipe de enfermeiros altamente capacitados e profissionais médicos como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos.

Os profissionais deixam as orientações para os cuidadores e familiares para que todos estejam preparados sobre os cuidados necessários.

Diferença entre cuidador e serviço home care

É comum que muita gente ainda confunda o serviço de home care, executado por enfermeiros, com as atribuições dos cuidadores.

Apesar do enfoque humanizado,  o que o técnico de enfermagem faz e o enfermeiro se atém no manejo de medicações e procedimentos, enquanto os cuidadores têm como responsabilidade de garantir o bem-estar do paciente, tratando a higiene pessoal e alimentação.

A atenção domiciliar proporciona que os pacientes estáveis continuem com o acompanhamento médico periódico, sem qualquer tipo de prejuízo. Para pacientes crônicos ou que apresentem dificuldades de locomoção, de fazer necessidades fisiológicas sozinho, o acompanhamento de um cuidador é garantia de maior conforto e recuperação.

Especialize-se

Se você tem interesse em entrar para o mercado de trabalho com uma nova formação, procure por um curso técnico de enfermagem,  curso de cuidador de idosos ou simplesmente um curso de cuidador.

As escolas especializadas oferecem uma enorme quantidade de variações de curso técnico na área de saúde. Os bons locais para aprender, inclusive ministram aula prática de enfermagem, afinal, aprender na prática faz toda a diferença.

Verifique a grade curricular enfermagem e saiba as competências que você pode adquirir com este curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook