como-limpar-a-caixa-de-gordura-veja-5-dicas-praticas

Caixas de gordura: o que são e para que servem?

Muitas vezes só paramos para pensar no destino daquele restinho de gordura da panela que escoa pela pia, quando precisamos contratar uma empresa de desentupidora – e é aí que muita gente até se espanta ao saber da possibilidade da existência de uma tal de “caixa de gordura”.

Se você também não conhecia este componente hidráulico e está interessado em tomar providências que não façam você precisar de uma desentupidora de pia, então continue lendo nosso conteúdo e saiba mais sobre este assunto.

 

O que são as caixas de gorduras

A caixa de gordura evita que seja necessário realizar o tão temido desentupimento de pia por causa do excesso de  óleo na tubulação, mas calma, pois as caixas de gordura não devem ser um problema e sim a solução.

A função dela é reter em seu tanque as gorduras que descem da pia e também das máquinas lava louças.

O uso das caixas de gorduras não é obrigatório – e apesar de só trazer benefícios ao bolso e ao meio ambiente muita gente ainda desconhece sua função ou negligencia seu uso. Elas evitam que você gaste um dinheiro muito  maior procurando por uma desentupidora 24 horas em uma emergência, por exemplo.

São fabricadas em material PVC, o policloreto de vinila, e por norma, devem ser instaladas do lado de fora da casa e em locais ventilados. Em condomínios, apenas uma caixa de gordura é utilizada em toda a rede.

 

Como funcionam as caixas de gordura

A gordura da pia ou máquina de lavar desce para o sistema de escoamento. A partir de então a caixa de gordura entra em ação.

A água da caixa de gordura funciona como um filtro para eliminar a água gordurosa. A separação é feita quando as impurezas gordurosas passam pelo tubo e então se mistura-se com a água que já está lá dentro. A água sem gordura sai do lado oposto.

 

Manutenção da Caixa de gordura

A manutenção da caixa de gordura precisa ser feita periodicamente. O ideal é solicitar o serviço de desentupimento com uma empresa especializada a cada três meses.

Os blocos de gordura são recolhidos para que não ocasionem em entupimento de canos e transtornos ainda maiores.

Se por acaso você notou que ainda não fez  a limpeza da caixa de gordura e desconfia que possui um entupimento em casa não se arrisque, pois em diversas tentativas de desentupir pia de cozinha, por meio de técnicas ineficazes e amadoras, o problema pode se agravar e ser ainda mais caro para resolver.

Lembre-se que o óleo usado para frituras não deve ser descartado na pia, além de aumentar a possibilidade de você precisar de uma empresa de desentupimentos – pois o óleo endurece e impede a passagem de água -, você também será responsável por agredir e muito o meio ambiente.

Ao procurar por uma desentupidora de ralo, vá em busca de empresas que sejam reconhecidas no segmento e que possuam boas avaliações de clientes. Dessa forma você será capaz de avaliar tanto a qualidade técnica na prestação de serviços, mas também  como empresa atua no atendimento ao cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook