Nome social crachás e porta crachá

Saiba tudo sobre nome social em crachás por colaboradores LGBTQI+

É cultural dar nomes aos filhos quando eles nascem, esses nomes são definidos baseados no sexo do bebê, feminino ou masculino. Contudo, o nome civil — que não pode ser mudado legalmente —, muitas vezes utilizados nos crachás em porta crachás dentro de empresas, destacam um grande sofrimento para os transexuais e travestis.

Ao tratar um transsexual ou travesti pelo seu nome civil, você apaga uma luta e muitas vezes, incentiva formas de agressão e violência contra essa minoria. O nome social é uma questão de respeito e dignidade pelo seu próximo. 

Continue lendo e saiba mais sobre o nome social em porta crachás para empresas por colaboradores LGBT. 

 

O que é o nome social?

De acordo com o programa de diversidade da Universidade de São Paulo, o USP Diversidade, o nome social é definido como a adoção/adequação do senso de identificação do sujeito, ao utilizá-lo você evita a exposição desnecessária e o constrangimento ao indivíduo.

O uso do nome social é aderido pelo indivíduo que por sua condição humana, psicológica, moral, intelectual e emocional não se sentem representados pelo seu nome civil.

Nome social em porta crachá

A utilização do nome social em porta crachá e em outros documentos na empresa é uma considerável evolução. Quando uma empresa respeita a identidade de seus funcionários, elas têm o objetivo de acabar com constrangimentos e violência ao seu colaborador no ambiente de trabalho.

O crachá é um item indispensável para muitas empresas, muitas fazem um cordão personalizado para ser uma identidade das mesmas. 

O Decreto Nº 8.727 garante o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional.

Portanto, os servidores de uma empresa podem pedir a inclusão de seus nomes sociais em documentos oficiais.

 

Como garantir o uso do nome social em sua empresa

Saiba como sua empresa pode garantir o porta crachá personalizado com o nome social, a fim de garantir o respeito, confira:

  • Coloque o nome social do indivíduo em todos os documentos, incluindo prontuários, crachás, fichas de cadastro, holerite, escalas e petições;
  • Em processos seletivos, pergunte ao colaborador por qual nome você deve chamá-lo;
  • Faça o e-mail e a assinatura do e-mail com o nome social do funcionário;

Desse modo, as empresas dão grandes passos para a igualdade e garantem o respeito a todos os funcionários, com isso, ganham funcionários mais satisfeitos, felizes e engajados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook