Mulher Gravida

Exames importantes na gravidez

Exames importantes na gravidez

Mulher Gravida
Foto: Mulher Gravida

Exames  realizados durante a gestação.

O intuito da complementação da consulta de pré-natal com a realização de exames laboratoriais é o de evitar futuros problemas que possam surgir durante a gestação, tanto no bebê, quanto na gestante.

– Hemograma:

Faz a  avaliação para saber se a grávida tem anemia e se tiver alguma infecção poderá localizar.

Hemograma
Foto: Hemograma

– Tipagem sanguínea e fator Rh:

Serve para avaliar a presença ou não de compatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto. Quando não há compatibilidade entre o fator Rh, poderá ocorrer a destruição de células vermelhas do bebê, o que denominada a Doença de Eritroblastose Fetal.

Tipagem Sanguinea rh
Foto: Tipagem Sanguinea rh

– Glicemia

Serve para rastreio de riscos para desenvolver uma futura Diabetes Gestacional.

Glicemia
Foto: Glicemia

– Sífilis (VDRL)

Ela pode ser transmitida para o bebê, podendo ocasionar malformações. Assim, sua detecção precoce é muito importante.

Sífilis
Foto: Sífilis

– Toxoplasmose

Também pode ser transmitida para o bebê, resultando em graves consequências. A depender da época que é detectada, o médico poderá intervir, indicando o tratamento para a mãe, o que evita as possíveis complicações.

Toxoplasmose
Foto: Toxoplasmose

– Anti-HIV

Sua investigação é importante, principalmente entre as mulheres que apresentam fatores de risco. Quando positivo, o médico poderá tomar algumas atitudes para evitar a transmissão do vírus para o bebê.

Anti HIV
Foto: Anti HIV

– Exame de urina

Verificar a presença ou não de infecção urinária. Quando presente e não devidamente tratada, pode ocasionar partos prematuros e dores abdominais.

Exame de urina
Foto: Exame de urina

– Rubéola

Assim como as outras infecções, a rubéola também pode causar malformações graves no bebê. Por isso, sua investigação é essencial.

Rubeola
Foto: Rubeola

– Hepatite B

Da mesma forma que o vírus da AIDS, o médico poderá intervir quando a mãe for portadora de hepatite B, evitando possíveis consequências futuras para a saúde do bebê.

Hepatite B
Foto: Hepatite B
A gravidez é um período de mudanças e requer acompanhamento especial, é muito importante todas as mulheres gestantes terem  um  incentivo a realizarem o pré-natal, pois ele é essencial na prevenção de possíveis agravos à saúde, tanto da mãe quanto do bebê gerado.
Gravida
Foto: Gravida

E tenha um casamento e Família feliz.

Casal Feliz
Foto Divulgação: Casal Feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook