conheça os tipos de plástico da engenharia

Conheça os tipos de plástico da engenharia

As resinas termoplásticas são usadas com frequência como plásticos de engenharia, ao contrário dos outros tipos de plásticos que se transformam em commodities, os termoplásticos utilizados para o fins de engenharia têm  características específicas.

Os polímeros que possuem este tipo de aplicação foram descobertos em 1960 e  possuem propriedades capazes de substituir materiais importantes, tornando-se assim equivalentes aos aços-liga.

 

Tipos de plásticos de engenharia

Os compostos plásticos de engenharia estão presentes em diferentes itens do nosso dia a dia. Desde eletrodomésticos até até peças de carro e móveis. Por exemplo, você sabia que  as poliamidas pa são usadas na confecção de airbags e espelho retrovisor? Confira uma tabela com as principais resinas de plásticos de engenharia:

 

Sigla Polímeros
ABS Acrilonitrila butadieno estireno
ABS-PA Blenda ABS/ poliamida
ABS-PC Blenda ABS/ policarbonato
PA 6.6 Poliamidas 6.6
PC Policarbonato
PET Politereftalato de etileno
POM Poliacetal

 

Características dos plásticos de engenharia

Atualmente os plásticos de engenharia são utilizados em diferentes setores. Segundo pesquisa Perfil da Abiplast de 2017, na cadeia produtiva de plástico do Brasil, os plásticos de engenharia somavam 6,6%.

Os plásticos de engenharia não precisam ser lubrificados reduzindo custos com graxas e peso de peças. Justamente essas duas características dos plásticos de engenharia fazem com que eles sejam amplamente utilizados pelo setor automobilístico – o peso das peças ocasionam economia de combustível e redução da emissão de CO².

Eles possuem alta resistência química, ao impacto e ao desgaste, boa usinabilidade e estabilidade dimensional, versatilidade de forma e tamanho, capacidade de aplicações em  temperaturas variantes entre 100 e 150ºC e possibilidade de produzir peças com acabamento metalizado.

 

Comprar compostos plásticos de engenharia

Para encontrar uma indústria de plásticos de engenharia resina de qualidade,  procure por empresas que possuam boas referências e tempo de experiência na atuação. Dessa forma, você aumenta as chances de adquirir compostos plásticos de qualidade e produtos fabricados dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Para continuar informado sobre fabricação, características e comércio de termoplásticos, continue acompanhando nosso blog e não perca as novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook