thread-2671518_960_720

 Poliamidas – O polímero termoplástico que está presente em nosso dia a dia 

Provavelmente você já ouviu falar sobre Resinas de Poliamida, mas você sabe o que são os polímeros termoplásticos?

A palavra polímero tem origem grega. “Poli” quer dizer muitos e “mero”  quer dizer partes, logo, “muitas partes”. Os polímeros são considerados uma macromolécula justamente por sua composição de milhares unidades de repetição, os monômeros.

Os polímeros e as poliamidas são frequentemente usadas em diferentes áreas com diversos tipos  de aplicação.

Hoje, vamos mostrar como o termoplástico das poliamida 6.6 e 6 está fortemente presente em nossa rotina e às vezes nem nos damos conta.

Uso dos Polímeros e das Poliamidas 

Raramente nos perguntamos do que é feito cada item que está presente em nosso dia a dia, mas é só quando reconhecemos do que é feito cada objeto que realmente nos damos conta da importância de cada matéria-prima.

Na construção civil, por exemplo, os polímeros podem ser encontrados nas instalações hidráulicas prediais e também nas instalações elétricas em forma de eletroduto para condução de fios e cabos.

No setor automotivo, as empresas usam a poliamida resina e polímero termoplástico para elaborar compostos de poliamida reforçados com fibras de vidro, carga mineral e outros componentes. A adição desses elementos aumenta ainda mais as capacidades mecânicas e de resistência ao calor.

As poliamidas, no entanto, são utilizadas em diversos setores, não só no automobilístico, mas também no ferroviário com almofadas de anti vibração, por exemplo.

Nylon 

A Poliamida mais conhecida, provavelmente é o nylon. O nylon, primeira fibra têxtil sintética produzida, foi sintetizado nos anos 30 pelo químico Wallace Hume Carothers e prometia substituir os caros tecidos de seda.

A partir de então, o nylon passou a ser utilizado em fabricação de meias, roupas e posteriormente até mesmo em escovas de dentes e tapetes para carro.

Com a alta pluralidade de utilização, o nylon pode ser inclusive utilizado na fabricação de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), por isso se você está procurando por uma indústria de resinas termoplásticas, deve escolher por uma empresa que trabalhe dentro de altos padrões de qualidade.

A Dakhia produz e comercializa diversos tipos de resinas termoplásticas, produzidas em um moderno laboratório com equipamentos de última geração. Entre em contato e solicite seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook