Como a Biomassa é usada no Brasil para geração de energia?

Como a Biomassa é usada no Brasil para geração de energia?

Biomassa é, basicamente, uma tecnologia que transforma compostos orgânicos em energia e essa fonte de energia é a 3ª mais utilizada no Brasil – o que é muito positivo, já que é renovável e menos prejudicial ao meio ambiente. 

Essa fonte de energia é responsável por 9% da energia consumida em nosso país, usando recursos como incineração de lixo (de usinas especialistas), milho, bagaço de cana-de-açúcar, cavacos de madeira produzidos com picador de árvores, casca de arroz, capim de elefante e gases resultantes de decomposição. Tudo isso é transformado em combustível!

Podemos dizer ainda que a biomassa, de forma indireta, acaba sendo também um tipo de energia solar, porque depende de matéria orgânica com origem animal e vegetal, e a energia solar é a base dos processos biológico de praticamente todos os seres vivos por meio da fotossíntese. 

Sabendo de tudo isso, ficou claro que para ter resultados positivos, o uso de equipamentos adequados e qualificados é indispensável! Alguns tipos de equipamentos que podemos apresentar são aqueles eficientes para atividades de manejo de árvore, como o picador florestal, o triturador de árvores e a peneira rotativa para composto orgânico

Divisão de classes da biomassa

Sabendo que a biomassa pode ser classificada de acordo com as substância presentes em seu composto, é interessante saber em qual classe estão para entender em quais finalidades serão usadas.

O tipo de biomassa depende também do estado da matéria. Por exemplo, existe a biomassa sólida, gasosa e líquida. Conheça a formação de cada uma: 

  • Biomassa sólida: substâncias animais e vegetais;
  • Biomassa líquida: líquidos chamados de “culturas energéticas” (óleo de colza ou girassol, etanol e metanol);
  • Biomassa gasosa: proveniente em efluentes agropecuários, metano e gás carbônico (gases utilizados para geração de energia por meio de combustão). 

Vantagens da biomassa

Como já apresentamos logo no início de conteúdo, a biomassa é renovável, ilimitada e favorável ao meio ambiente, isso porque é considerada a fonte de energia mais limpa existente.

Além disso, é possível reaproveitar materiais que poderiam ser considerados como lixo e sem utilidade para gerar energia em forma de eletricidade, energia química ou calor. 

O melhor de tudo é que mesmo com tudo isso que proporciona, o investimento em biomassa é de baixo custo e não gera tantos gastos, já que tem menor índice de corrosão de equipamentos como caldeiras e fornos. 

Quer mais? Porque tem! Essa fonte de energia ainda tem fácil armazenamento, alta eficiência energética para diferentes necessidades e é confiável.

Desvantagens da biomassa

Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas, não é mesmo? Com a biomassa não é diferente! E esse tipo de energia pode acabar contribuindo com a formação de chuva ácida quando a biomassa líquida é utilizada. 

Também não tem o melhor poder calorífico quando é comparado a outros tipos de combustíveis. 

Se for utilizar a biomassa sólida, é possível ter problemas em transportá-las e esses materiais também representam uma das razões que podem incentivar o desmatamento e desflorestação de áreas. 

Onde encontrar equipamentos para biomassa?

Visto que equipamentos como peneira rotativa para biomassa/peneira rotativa industrial, picador de árvores para produção de cavacos ou triturador de galhos e troncos são equipamentos de empresas especialistas em manejo florestal e úteis para um dos tipos de produção de biomassa! 

Quando for precisar desse tipo  de equipamento para produção de biomassa, dê preferência para as referências mais conhecidas no mercado, principalmente às que disponibilizam equipamentos munidos de recursos de tecnologia internacional. Distribuidoras assim tendem a oferecer mais variedade de produtos e todos com recursos exclusivos.

Agora você já sabe o que precisa para ganhar e ter acesso às melhores soluções de peneira rotativa para compostagem e equipamentos para picagem de árvores inteiras

Quando estiver fazendo a seleção de empresas, não se esqueça de esclarecer suas dúvidas sobre os equipamentos e sobre o mercado, além de fazer orçamentos de picador de madeira e peneira rotativa preço e outros equipamentos de seu interesse! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *