Compostagem: quais são os equipamentos usados para o procedimento?

A compostagem é responsável por transformar resíduos em adubo orgânico, por isso tem grande importância ambiental e valor para diferentes segmentos, principalmente o setor agrícola. O picador de galhos é um equipamento que ajuda bastante no processo anterior a compostagem.

Sabendo disso, todo equipamento para compostagem deve ser adquirido com empresas que têm responsabilidade e compromisso de oferecer compostadores preparados para ações pesadas de mistura e corresponder à necessidade das atividades do processo! 

 

Processos da compostagem

As etapas da compostagem de resíduos orgânicos são realizadas de acordo com o volume de matéria projetado e podem variar de acordo com o tipo de processo realizado. 

É possível fazer o processo de compostagem por aeração e o processo de compostagem por revolvimento. Para entender melhor o que estamos querendo dizer, saiba quais são as etapas de cada processo: 

  • Compostagem por aeração – começa com a coleta do material e segue para a disposição dos compostos orgânicos coletados em leiras estáticas. Depois começa a aeração feita por sopradores mecânicos que induz o desprendimento de calor das reações químicas! Em seguida, o material é peneirado e ensacado de forma que possa ser enviado ao consumidor final desse produto;
  • Compostagem por revolvimento –  também tem início com a coleta dos compostos e distribuição em canteiros/leiras estáticas. Vem então a diferença dos processos, porque, neste caso, a aeração é natural estimulada pelo revolvimento do material e em seguida começa o desprendimento do calor das reações químicas. Logo o material pode ser peneirado e ensacado da forma que será encaminhado ao consumidor final. 

 

Como conseguir compostadores?

Para comprar ou alugar equipamento para compostagem é preciso saber pesquisar e fazer uma filtragem nas empresas que disponibilizam compostadores orgânicos, de forma que você possa avaliar uma de cada vez até encontrar a ideal para você. 

Priorize as opções de empresas de referência no mercado, que tenham não só nome, mas que de fato ofereçam equipamentos diferenciados e com tecnologia de ponta para aguentar todas as operações sem perder o desempenho. 

Não se apegue em preço, principalmente quando o assunto é um triturador de resíduos orgânicos, porque esse fator não indica qualidade e não serve para identificar se a empresa é realmente boa ou não. 

Vale a pena entrar em contato para fazer orçamentos e para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o equipamento ou sobre o segmento. Essas empresas geralmente também alugam equipamentos para todo tipo de manejo de árvores.

Caso conheça alguém que já tenha precisado de compostadores, melhor ainda! Peça recomendações e pergunte quais são os pontos positivos e negativos da experiência com o equipamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *