Conheça o anemômetro

Para que serve um anemômetro?

Anemômetro é um dispositivo meteorológico utilizado para medir a velocidade do vento. Isso ajuda na identificação de mudanças climáticas. Existem vários modelos deste equipamento, como o anemômetro calafetado. Continue lendo para saber mais!

O aparelho pode ser útil para um climatologista, já que consegue prever se uma tempestade está se aproximando por exemplo. No entanto, engenheiros e físicos também pode utilizar o anemômetro para calcular a velocidade do vento em torno de carros e aviões. 

Saiba quais são os principais tipos de anemômetros:

De copo

O anemômetro de copo é um dos mais simples. Ele é formado por um polo com quatro braços horizontais. Na extremidade de cada braço, existe um copo. Com isso, o vento gira os braços.

Por ser mais simples, uma pessoa pode saber a velocidade do vento utilizando esse anemômetro e fazendo um cálculo. A conta consistem em multiplicar a  revolução dos copos por minuto pela circunferência do círculo. Porém, a velocidade não é exata.

De moinho de vento

Outro tipo é o de moinho de vento. Como o nome sugere, esse equipamento funciona como se fosse um moinho de vento: o vento gira a hélice, assim a velocidade é medida.

Termoelétrico

Delicados, os termoelétricos utiliza a resistência elétrica para a medição. Diferentes dos anemômetros sem fio, esse modelo utiliza um fio bem fino. O fio é aquecido e o vento esfria.

Ultrassônico

Esse tipo de equipamento utiliza as ondas de som para a medição de velocidade. Os ultrassônicos costumam ser encontrados em:

  • navios;
  • estações meteorológicas;
  • aviões;
  • turbinas eólicas

Como surgiu o anemômetro?

Como já vimos, existem vários modelos deste equipamento. Mas como ele surgiu? Os registros indicam que o primeiro aparelho surgiu na metade do século XV.

Utilizando um disco que rodava o pêndulo, o artista italiano Leon Battista Alberti inventou o equipamento. Esse primeiro registro ocorreu em 1450.

Depois de trinta anos, Leonardo da Vinci aperfeiçoou a invenção. Em 1664, o fotógrafo Robert Hooke também contribuiu para a melhora do equipamento e recebe o crédito de inventor

Já em 1684, o cientista irlandês, John Thomas, criou o dispositivo de copos – mecanismo utilizado até hoje.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *