água potável

Entenda qual a relação do saneamento básico com a distribuição de água

O saneamento básico e o tratamento de água são assuntos polêmicos, ainda mais quando está relacionado com o Brasil. Em nosso país, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e pela Lei nº. 11.445/2007, mas não é difícil encontrarmos locais que sofrem com a falta do mesmo e até mesmo de água potável — dois itens de extrema importância para promover saúde e bem-estar de toda população.

O saneamento básico é um conceito que está relacionado com o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública, entre outros). Se é um ato considerado básico, por que ainda é tão comum ter que realizar a contratação de caminhão-pipa para locais que sofrem com a falta do mesmo?

Acompanhe o nosso blog e entenda a relação do saneamento básico com a distribuição de água potável.


Falta de saneamento básico e água potável

 

Segundo dados de um estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, apenas 50,3% da população no Brasil recebe serviços de saneamento. Isso quer dizer que mais de 100 milhões de cidadãos precisam buscar métodos alternativos para lidar com o descarte de dejetos. Os números refletem também para o abastecimento de água potável, atingindo cerca de 35 milhões de brasileiros.

Os impactos negativos à saúde da população ficam evidentes. Segundo relatório divulgado por órgãos ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente cerca de 361 mil crianças morrem antes de completar cinco anos de idade por causa de diarreia, disenteria, febre tifoide, hepatite A, cólera e leptospirose.

Esses números mostram a falta de cuidado e o alto risco que a população corre ao depender exclusivamente do transporte de água potável por entidades públicas. É exatamente nesse ponto que entra a relação do saneamento básico.

A solução é contar com uma empresa de carro-pipa, que atende as seguintes especificações:

 

  • Abastecimento de água potável e não potável;
  • Implementação e manutenção de redes de coleta e drenagem de água da chuva, para evitar as inundações;
  • Irrigação de jardim;
  • Lavagem de ruas e asfaltos;
  • Entre outros.


Esses serviços deveriam ser fornecidos exclusivamente por órgãos públicos, mas fica dividido entre as empresas privadas, bem como, empresa de caminhão pipa por falta de estruturação relacionada ao saneamento básico. Lembrando que quando a população tem saneamento básico adequado, ela obtém diversos benefícios diretos e indiretos, como aumento de qualidade de vida e manutenção da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook